Alguns moradores de Santo Anastácio estão ignorando as normativas do município, que proíbem a população de jogar lixo ou entulho em terrenos baldios e vias de pouco acesso, informou a Prefeitura. Segundo a administração, o cidadão que for flagrado jogando lixo está sujeito à multa que determina a Lei Complementar nº 10.
O secretário de Vias Urbanas de Santo Anastácio, Sérgio Bonfim, disse que todo o descarte, como móveis, madeira, resíduos de materiais de construção, galhadas, entre outros, se não forem colocados em caçambas disponibilizadas pela Prefeitura, devem ser encaminhados ao aterro sanitário, que fica localizado na Rodovia Antônio Zacarias, no km 2,2, que está amplamente preparado para comportar o montante necessário. “Além das duas caçambas disponíveis, na parte externa do aterro, ainda existe a possibilidade da pessoa entrar no local, caso precise se desfazer de uma maior volume”, explica o secretário.
De acordo com a lei municipal, o descarte de lixo e entulho em lugares irregulares é proibido. A fiscalização urbana está orientada a notificar os moradores que agirem dessa forma e posteriormente aplicar multa, que varia entre 15 e 20 UFMs (Unidades Fiscais do Município), que neste mês de janeiro está valendo R$ 42,64 (cada unidade).