A Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio adquiriu três novos respiradores mecânicos que serão usados como reforço para enfrentar os casos de coronavírus que necessite de cuidados especiais. O município contava apenas com três aparelhos, sendo dois respiradores fixos e um respirador portátil, que é utilizado na ambulância UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Com a nova aquisição somam-se quatro respiradores fixos e dois portáteis. O aparelho é utilizado quando o paciente não consegue respirar sozinho, ou seja, ele bombeia o ar, assumindo as funções dos pulmões.
Embora o município não tenha nenhum caso confirmado do Covid-19, a intenção da gestão é de estar preparada para o atendimento de possíveis casos que necessitem de um tratamento com os respiradores mecânicos. Até o momento, Epitácio soma sete casos suspeitos para o Covid-19. Dois casos já foram descartados com resultados de exames.
A prefeita Cássia Furlan (PSDB) relata “o alívio” de ter conseguido realizar a compra dos novos respiradores. “Em uma época de pandemia, onde todos os hospitais estão atrás de comprar os respiradores, nós termos conseguido comprar foi muita providência”.