Prefeitos da região se reúnem com governador

Programas estaduais, retomada da economia e vacinação foram alguns dos temas em videoconferência coordenada por Doria

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 06/01/2021
Horário 18:55
Foto: Cedida
Ed Thomas falou sobre o “agir regionalmente” para combater o vírus
Ed Thomas falou sobre o “agir regionalmente” para combater o vírus

Os prefeitos eleitos na região de Presidente Prudente, para administrar na gestão 2021-2024, se reuniram na tarde de hoje com o governador João Doria (PSDB). Em uma teleconferência, o chefe do Executivo estadual apresentou o Plano Estadual de Imunização contra o coronavírus, aos 645 prefeitos dentro do território paulista. Programas estaduais e retomada da economia também entraram em pauta ao longo do encontro.
Mas o ponto alto da reunião foi o plano de imunização. De acordo com o Estado, a estratégia das autoridades estaduais é iniciar a imunização contra a Covid-19 em todas as regiões do Estado no dia 25 de janeiro. “A saúde é a prioridade absoluta. Lamentavelmente, todos os 215 países estão enfrentando uma segunda onda desse vírus e isso exige cuidado, zelo, disciplina, perseverança, determinação e coragem para fazer o que precisa ser feito”, disse Doria.
Presente na videoconferência, o prefeito da maior cidade da região, Ed Thomas (PSB), frisou que foi um momento em que os gestores puderam mais “ouvir” do que expor ideias. Mas, segundo ele, o que ficou claro por parte do governo, e ele concorda, é a necessidade de agir regionalmente, com o intuito de desacelerar a propagação do vírus. “Pois não adianta nada, por exemplo, a gente em Prudente coibir os atos errados e ao redor continuar da mesma forma”, pontua.
Com atos errados, ele entende que são “as festas clandestinas”, pois, de acordo com o Ed Thomas, são as verdadeiras vilãs para que a região esteja hoje na fase vermelha. O prefeito diz ainda que isso foi destacado na oportunidade de ontem pelos gestores regionais, no sentido de mostrar que “os comerciantes não podem mais padecer”.
Questionado sobre a possibilidade do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), de Prudente, voltar à fase amarela hoje, o chefe do Executivo prudentino afirma que isso não foi tratado na reunião, por parte do governo, mas que acredita “sempre no melhor”. Os anúncios da atualização o Plano São Paulo devem ser feitos amanhã.

Plano de imunização

O secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, foi quem listou aos prefeitos os detalhes do plano. Segundo ele, a primeira etapa de vacinação vai priorizar profissionais da saúde, pessoas com 60 anos ou mais e grupos indígenas e quilombolas. A expectativa do Estado é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas na primeira etapa, com a aplicação de 18 milhões de doses, até o dia 28 de março. 
A campanha coordenada pela Secretaria Estadual da Saúde em parceria com os 645 municípios paulistas visa dobrar o total de postos de vacinação dos atuais 5,2 mil para até 10 mil. “A estimativa é de que a vacinação envolva cerca de 79 mil profissionais, com 54 mil trabalhadores do setor da saúde e 25 mil agentes da segurança pública para garantir a segurança da população e evitar aglomerações nos locais de imunização”, pontua o governo.

Situação econômica

Na oportunidade, o secretário da Fazenda, Henrique Meirelles, destacou também o atual momento econômico do Estado e as perspectivas para a retomada da economia em 2021. “A pandemia impactou a economia paulista, mesmo em setores que não foram afetados pela quarentena. Com a retomada gradual das atividades econômicas sob as diretrizes do Plano São Paulo, o PIB [produto interno bruto] paulista voltou a crescer”, acrescenta o governo estadual. 

Parceirias municipais

O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, durante a reunião, anunciou o lançamento de uma plataforma exclusiva para as prefeituras, no site www.parceriasmunicipais.sp.gov.br. A ferramenta digital visa dar apoio aos gestores municipais e oferecer diagnósticos de cada município ante indicadores estaduais, além de possíveis convênios com o Estado, uma agenda de cursos de capacitação e o desempenho de cada cidade no programa desde 2019.

Com AI do governo do Estado

Publicidade

Veja também