Com o objetivo de discutir questões de segurança pública no município de Presidente Prudente, em especial em praças e locais públicos, o prefeito Ed Thomas (sem partido) recebeu membros da segurança pública civil e militar, para uma reunião nesta segunda-feira, no gabinete do Paço Municipal da Prefeitura.
O prefeito falou da sua preocupação com a segurança tendo em vista furtos recentes, a exemplo do furto de fios no Camelódromo. Ed agradeceu o apoio da polícia e falou sobre a questão da segurança, com estratégias e operações, para tornar os espaços públicos mais seguros, em especial, para receber famílias nesta época do ano de Natal.
No encontro também foi discutida a questão da presença da Polícia Militar durante a Vila Natal, que será inaugurada nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro e segue até o dia 29 de dezembro, na Praça do Centenário, em frente a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Prudente, numa realização da Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente) em conjunto com a Prefeitura.
Participaram da reunião, o delegado e Diretor do Deinter 8 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), Walmir Geralde e a delegada da Seccional, Ieda Maria Cavalli Filgueira, o chefe de gabinete da Prefeitura, Luiz Edson de Souza, o secretário da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), Cézar Adriano Gardim Lopes, Capitão Barros, Capitão Poletto, e Major Washington.
Outras pautas discutidas na reunião foram operações ações em conjunto com a Prefeitura, em relação à questão da população migrante de rua, e situações de drogadição em praças. Foram articuladas ações conjuntas futuras que devem envolver a atuação da Secretaria Municipal de Assistência Social através do Creas Pop.
O Creas Pop já realiza o trabalho permanente de apoio à população em situação de rua, com constantes abordagens em praças e locais públicos, semelhante à ação com a Polícia Militar, que ocorreu próximo à Rodoviária com apoio do Creas Pop. Outras ações sugeridas envolvem fiscalização e abordagens sugeridas pelo chefe de gabinete, Luiz Edson de Souza.