Em Presidente Prudente, o preço médio da cesta básica registrou aumento de 4,95% na primeira quinzena de fevereiro em relação ao mesmo período de janeiro, mostra o terceiro IPT (Índice de Preços Toledo) de 2024, realizado pela Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário. Com isso, o consumidor que gastava R$ 966,05 para a compra dos itens passou a desembolsar, em média, R$ 1.013,91, o que corresponde à alta de R$ 47,86. Entre os destaques, chama a atenção a inflação do quilo do tomate, cujo preço médio, no período analisado, passou de R$ 9,12 para R$ 11,56, o que representa avanço de 26,77%.
O grupo de alimentos apresentou inflação de 6%. Além do tomate, destacam-se a cebola (kg), com aumento de 20,96%, e o feijão carioquinha (1 kg), com alta de 20,67%.
Seguindo a tendência de alta, o grupo de higiene pessoal teve inflação de 3,05%, com destaque para o papel higiênico (4 unidades de 30 m, folha simples), que teve crescimento de 13,03%, e o creme dental (90 g), com alta de 7,74%.
Em contrapartida, o grupo de artigos de limpeza apontou deflação de 4,91%, com ênfase no desinfetante fragrância pinho (500 ml), que teve queda de 11,86%; e no sabão em barra (5 unidades), que registrou diminuição de 6,58%.
Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como o sabão em pó (800 g), que variou entre R$ 3,79 e R$ 16,29, resultando numa diferença de 330%, e o absorvente aderente (8 unidades), que oscilou de R$ 1,89 a R$ 5,49, com uma diferença de 190,48%.
A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 49,78%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 454,51. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 303,44, economizando, assim, R$ 151,07.
A pesquisa teve a participação de duas alunas da Toledo Prudente, Larissa Ramos do Carmo e Rayssa Bastos Ramos. Os trabalhos foram orientados pela supervisora de Práticas Profissionais, Victoria Gonçalves Trevizan.
O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criada em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.
Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que, no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.
Fonte: Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário