Em Presidente Prudente, o preço médio da cesta básica registrou aumento de 2,77% na segunda quinzena de abril em relação ao mesmo período de março, mostra o IPT (Índice de Preços Toledo), realizado pela Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário. O consumidor que gastava R$ 970,03 para a compra dos itens passou a desembolsar, em média, R$ 996,93, o que corresponde a um crescimento de R$ 26,90. Apesar disso, o grupo de alimentos apresentou deflação, com destaque para o quilo do tomate, cujo preço médio, no período analisado, passou de R$ 9,58 para R$ 7,20, o que representa diminuição de 24,79%.
A pesquisa foi realizada em sete supermercados de Prudente no dia 23 de abril.
No geral, o grupo de alimentos apontou deflação de 0,31%. Além do tomate, teve destaque o vinagre, com queda de 23,05%.
O grupo de artigos de limpeza apresentou inflação de 2,81%, com destaque para o desinfetante (fragrância pinho, 500 ml), com aumento de 19,06%, e o detergente líquido (500 ml), com acréscimo de 7,12%.
O grupo de higiene pessoal também apresentou inflação, de 2,54%, com ênfase no papel higiênico (4 unidades, 30 m, folha simples), que teve aumento de 13,24%, e no shampoo (340-350 ml), com acréscimo de 7,87%.
Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como o desinfetante (fragrância pinho, 500ml), que variou entre R$ 1,95 e R$ 8,49, resultando numa diferença de 335,38%, e o absorvente aderente (8 unidades), que oscilou de R$ 1,69 a R$ 5,59, com uma diferença de 230,77%.
A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 48%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 452,38. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 305,62, economizando, assim, R$146,76.
A pesquisa teve a participação de quatro alunos da Toledo Prudente: Larissa Ramos do Carmo, Rayssa Bastos Ramos, Camila de Souza Prado e Gabriel Menocci Losco. Os trabalhos foram orientados pela supervisora de Práticas Profissionais Victoria Gonçalves Trevizan.
O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criada em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.
Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que, no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.
Fonte: Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário