Em Presidente Prudente, o preço médio da cesta básica registrou aumento de 2,60% na segunda quinzena de março em relação ao mesmo período de fevereiro, mostra o IPT (Índice de Preços Toledo), realizado pela Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário. O consumidor que gastava R$ 970,03 para a compra dos itens passou a desembolsar, em média, R$ 995,28, o que corresponde a um crescimento de R$ 25,25. Apesar disso, o grupo de alimentos apresentou deflação, com destaque para o quilo da batata, cujo preço médio, no período analisado, passou de R$ 10,19 para R$ 7,12, o que representa diminuição de 30,12%.
No geral, o grupo de alimentos apontou deflação de 1,66%. Além da batata, teve destaque o frango resfriado inteiro (kg), com queda de 17,54%.
O grupo de higiene pessoal demonstrou inflação de 3,55%, com destaque para o desodorante spray (90-100 ml), com aumento de 17,80%, e o sabonete (85-90 g), com acréscimo de 16,65%.
Já o grupo de artigos de limpeza registrou inflação de 2,74%, com destaque para a sabão em pó (800 g), que teve alta de 15,65%, e o sabão em barra (5 unidades), com avanço de 5,89%.
Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como o vinagre, que variou entre R$ 1,45 e R$ 6,99, resultando numa diferença de 382,07%, e o absorvente aderente (8 unidades), que oscilou de R$ 1,69 a R$ 5,99, com uma diferença de 254,44%.
A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 48%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 456,86. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 307,96, economizando, assim, R$ 148,90.
A pesquisa teve a participação de quatro alunos da Toledo Prudente, Larissa Ramos do Carmo, Rayssa Bastos Ramos, Camila de Souza Prado e Gabriel Menocci Losco. Os trabalhos foram orientados pela supervisora de Práticas Profissionais, Victoria Gonçalves Trevizan.
O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criada em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.
Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que, no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.
Fonte: Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário