O CPS (Centro Paula Souza) prorrogou até dia 17 de maio as inscrições para o vestibulinho das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) para o segundo semestre de 2024. No último dia, o prazo encerra-se às 15 horas. Com a extensão, os interessados ganham mais tempo para preencher a ficha de inscrição online e realizar o pagamento da taxa de R$ 40. A prova será aplicada no dia 9 de junho (domingo), às 13h30.
Com ensino totalmente gratuito, o processo seletivo conta com vagas para cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo, distribuídas entre as unidades de todo o Estado de São Paulo.
O candidato interessado pode optar pelo estudo na modalidade presencial, semipresencial ou online. A relação completa de unidades, cursos e vagas está disponível no site do vestibulinho das Etecs (vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos).
Para se inscrever no vestibulinho das Etecs, o interessado deve acessar o site (vestibulinhoetec.com.br), preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do candidato” e responder ao questionário socioeconômico.
Também é necessário realizar o pagamento da taxa de R$ 40. O recolhimento do valor pode ser feito até o último dia de inscrição, em qualquer agência bancária, na internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda pela ferramenta getnet, disponível no site oficial do vestibulinho, com cartão de crédito. A inscrição somente será efetivada após o pagamento da taxa.
Caso o candidato necessite, as Etecs disponibilizam computadores e acesso à internet para que a inscrição seja realizada. Para isso, é preciso entrar em contato com a unidade para obter informações sobre datas e horários disponíveis.
As informações no ato da inscrição são de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos. Na portaria do processo seletivo e no Manual do Candidato, estão disponíveis o detalhamento da documentação necessária e as orientações para o preenchimento correto.
O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha estudado integralmente na rede pública, da quinta à oitava série ou do sexto ao nono ano do ensino fundamental. Quem estiver nas duas situações recebe 13% de bônus.
Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.
O candidato com deficiência que necessite de condições especiais para fazer a prova deve indicá-las na ficha de inscrição e encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, no link específico que se encontra na “Área do Candidato”, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 17 de maio.
O candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social deve informar o nome social completo no ato da inscrição, no campo específico. Caso não forneça a informação nesse momento, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3x4 recente.