A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio do Ambulatório Médico Municipal e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), realizará na manhã desta sexta (das 8h às 10h) e sábado (das 8h às 11h30), na Praça Nove de Julho, uma ação de testagens gratuitas para HIV (vírus da imunodeficiência humana) e sífilis. A iniciativa marca o Dia Mundial de Luta Contra a aids, lembrado anualmente em 1° de dezembro.
Neste ano, a campanha "Fique Sabendo" tem a expectativa de realizar dois mil testes para sífilis e dois mil testes para HIV.
Ainda nesta sexta, no período da tarde, a equipe do ambulatório estará no HE (Hospital de Esperança), onde serão feitas testagens dos colaboradores e pacientes. Já na segunda-feira, das 19h às 21h30, haverá um ação no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
Na terça e quarta-feira, das 8h às 10h30, ocorrerão novas testagens na sede do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola). A campanha será encerrada na quinta-feira com nova ação no Senac, das 8h às 10h30.
Conforme o coordenador do o CTA, Jefferson Saviolo, o objetivo da campanha é o diagnóstico precoce dessas infecções, como é feito durante o ano todo.
De acordo com o Ministério da Saúde, a aids é a doença causada pela infecção do HIV. Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Pessoas vivendo com HIV e/ou aids que não estão em tratamento ou mantêm a carga viral detectável podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
Já pessoas vivendo com HIV e/ou aids em tratamento antirretroviral e carga viral indetectável há pelo menos seis meses não transmitem o vírus por via sexual.
Conforme a pasta, a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.
A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita e é fundamental. Em formas mais graves da doença, como no caso da sífilis terciária, se não houver o tratamento adequado, pode causar complicações graves como lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.
Serviço
Os horários de atendimento no CTA são de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 10h e das 13h às 15h, e às sextas-feiras, das 7h30 às 10h. O telefone para mais informações é o 3221-1366.