Praça interditada há 8 meses segue sem reforma em PP

Segundo administração da Cidade da Criança, previsão é que local receba obras a partir do fim de agosto, com custo estimado em R$ 30 mil

PRUDENTE - IZABELLY FERNANDES

Data 26/07/2018
Horário 07:32
Local encontra-se interditado, com placas de madeira e avisos de reforma
Local encontra-se interditado, com placas de madeira e avisos de reforma

Desde dezembro, o Espaço Ayrton Senna, localizado no Complexo Turístico Cidade da Criança, em Presidente Prudente, segue isolado para reforma, devido problemas estruturais. Criado com o intuito de homenagear e eternizar a memória de um dos principais pilotos de Fórmula 1 do Brasil, o espaço aguarda recursos para dar início às obras. A previsão da administração do local é que a reforma inicie no fim de agosto, com valor estimado em R$ 30 mil.

O local apresenta degradações na estrutura, com rachaduras e buracos, e em algumas partes o piso encontra-se oco, como noticiado por O Imparcial antes de o espaço ser isolado. “A compactação da terra não foi bem feita e está rodeada de desníveis. Foi feito um travamento para segurar a terra, mas como era pouco, com a chuva, ela foi escorrendo”, explica o gerente da Cidade da Criança, Ubirajara Veneziani.

Em contato com a reportagem, o gerente diz que o espaço terá que ser totalmente reconstruído, sendo edificado um muro de arrimo e realizada uma nova compactação na terra. “Um novo piso também será feito para que os visitantes do parque possam conhecer um pouco da história de um dos maiores ídolos esportivos”, acrescenta. O espaço encontra-se interditado, com presença de placas de madeira e avisos de reforma. “Vamos buscar alternativas que resolvam os problemas de maneira definitiva e não mais de forma paliativa”, declara.

De acordo com a administração, a verba recebida para dar conta das necessidades do local é “muito baixa” em relação a tudo que tem que ser realizado. “Temos que tratar com muita seriedade cada centavo que a gente gasta e é essa nossa preocupação, fazer o que deve ser feito, com o dinheiro que nós temos”, pontua o gerente. O Complexo Turístico Cidade da Criança possui 172 hectares ao todo, sendo 104 contabilizados em áreas de preservação ambiental. Além disso, o local conta com cerca de 90 funcionários, que, de acordo com o gerente, cuja folha de pagamento compromete em torno de 50% da verba.

O local recebeu a visita de um engenheiro na semana passada, para avaliar as condições para realização da obra. A administração ainda declara a existência de um contrato da Prefeitura com o Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) para administração da Cidade da Criança. Para cada necessidade de alteração do local tem que ser feito um levantamento, a ser encaminhado para o Departamento Jurídico do órgão. Após isso, o Ciop encaminha o pedido para a Prefeitura e faz um aditivo de contrato.

Toboágua

Segundo o gerente do local, obras como a manutenção do toboágua estão com prioridade na lista de reparos a serem feitos no complexo, por isso o Espaço Ayrton Senna segue aguardando. Conforme a administração, a reforma já está em processo de licitação. O local passará por reformas em todas as estruturas metálicas e nas quatro pistas de fibra. A previsão para execução é de quatro meses.

Publicidade

Veja também