PP soma 5 pré-candidatos ao Executivo confirmados por partidos; número deve chegar a 7

PT ainda se prepara para lançar um concorrente próprio no dia 20 de julho, quando ocorrerá a convenção da sigla na cidade; Psol sinaliza mesma possibilidade

Eleições - MELLINA DOMINATO

Data 27/06/2024
Horário 05:54
Foto: Reprodução/Tribunal Regional Eleitoral
Nenhum pretendente ao cargo de vice-prefeito nas urnas foi anunciado oficialmente até o momento
Nenhum pretendente ao cargo de vice-prefeito nas urnas foi anunciado oficialmente até o momento

Capital do oeste paulista, Presidente Prudente tem confirmados até esta quarta-feira cinco nomes de pré-candidatos ao cargo de chefe do Executivo. O mais recente anúncio à concorrência foi feito pelo atual prefeito, Ed Thomas, que entrará na disputa pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Ainda completam a lista o ex-ocupante da função, Milton Carlos de Mello, Tupã, pelo PR (Partido Republicano); Paulo Lima, do PSB (Partido Socialista Brasileiro); Fábio Sato, pelo União Brasil; além do estreante nas urnas, Mauro César Martins de Souza, do Partido Novo. Nenhum pretendente a vice para as eleições de 6 de outubro foi anunciado oficialmente até o momento.

O PT (Partido dos Trabalhos) se prepara para lançar um concorrente próprio no dia 20 de julho, quando ocorrerá a convenção da sigla na cidade. Entre os dois possíveis pré-candidatos, estão o presidente do Diretório Municipal do partido, Edmar da Silva Feliciano, e o ex-vereador e professor aposentado José Caetano Silva. Enquanto isso, o Psol (Partido Socialismo e Liberdade) afirma que terá novidades “em breve”, com possibilidade de pré-candidatos próprios aos cargos de prefeito e vice. Já o Podemos aponta que qualquer definição ocorrerá somente no encontro dos representantes da sigla, em 28 de julho, enquanto o Partido Novo sinaliza provável aliança entre os dois grupos.

Coligações em formação

Após a saída de Tupã do PSD (Partido Social Democrático), a sigla declara que o pré-candidato terá seu apoio nas urnas, parceria que será confirmada na convenção que reunirá todos os partidos coligados no dia 28 de julho, três dias depois do encontro do próprio PSD, previsto para ocorrer na Câmara Municipal, no dia 25 de julho. O mesmo caminho é seguido pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), segundo informa a presidência da sigla na cidade.

Já o PT lembra que faz parte da FE Brasil (Federação Brasil da Esperança), junto ao PcdoB (Partido Comunista do Brasil). “Temos aqui também um impasse. PCdoB optou por coligação e, por enquanto, o PT, por candidatura”, ressalta o presidente do Diretório Municipal do PT.

Prazo para convenções

Entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, os partidos políticos e as federações poderão realizar convenções para deliberar sobre coligações e escolher os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, expõe o calendário oficial da Justiça Eleitoral. Já o dia 15 de agosto será o último dia para as siglas, federações e coligações requererem o registro dos seus pretendentes.

Publicidade

Veja também