PP recebe pela 1ª vez competição entre robôs

Nós somos os responsáveis por montar, programar, interagir na equipe e, ainda, traçar a estratégia que será usada para a competição", conta.

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 02/05/2014
Horário 10:04
 

Tecnologia. Aplicativo. Smartphone. Três palavras que estão diretamente relacionadas, porque o uso do recurso em sala de aula fez com que os alunos do 1º termo do curso de Sistemas de Informação das Faculdades Integradas Antonio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente desenvolvessem um robô, que é movido por meio de um aplicativo feito pelos próprios estudantes, disponível em seu aparelho móvel. Durante o primeiro semestre deste ano, eles tiveram a oportunidade de montar, programar e traçar a estratégia para a confecção de um robô. O resultado desse trabalho recebeu o nome de APP GAME – Desafio de Robôs, que é realizado pela instituição, por meio do curso de Sistemas de Informação.

O evento ocorre no dia 9 de maio, às 19h, no Espaço Toledo. A entrada da comunidade interessada é gratuita. O aprendizado transmitido em sala de aula não servirá apenas para o desenvolvimento de aplicativos para aparelhos móveis, mas para todas as plataformas tecnológicas.

Danyara Moreno de Almeida é aluna do 1º termo de Sistemas de Informação. Ela e o seu grupo estão desenvolvendo um dos robôs que participará da competição. Ela afirma que nunca imaginou construir um robô, porém a experiência é única e empolgante. "É maravilhoso, porque nós fizemos tudo desde o começo. Nós somos os responsáveis por montar, programar, interagir na equipe e, ainda, traçar a estratégia que será usada para a competição", conta.

Eli Candido Junior, professor da disciplina de Introdução à Computação e coordenador do evento, diz que objetivo do projeto é aplicar os conceitos básicos de lógica computacional, matemática e desenvolvimento de algoritmos. "O APP GAME consiste no desenvolvimento de um aplicativo para celular para o sistema operacional Android, utilizando o App Inventor, para controlar o robô, que será construído utilizando o controlador NXT e peças do kit lego. O objetivo da competição é fazer com que o robô cumpra uma missão no menor tempo possível", explica Candido.

"Os robôs terão que capturar o maior número de bolas coloridas que estarão espalhadas pelo tablado. Além de pegar, o robô precisará ficar atento, porque o outro time pode tirar a bola que está no gol do seu adversário para colocar no dele", afirma Candido. Tanto Danyara quanto seu grupo estão ansiosos para participar do APP GAME.

"Estamos sempre conversando e definindo sobre a tática a ser utilizada no dia da competição, baseada no robô dos grupos concorrentes. Nós analisamos os modelos concorrentes, e imaginamos como o nosso vai atacar e defender e assim estamos nos adaptando", finaliza.
Publicidade

Veja também