PP pode contar com Clube de Colecionadores

Encontro na manhã deste sábado, no Matarazzo, quer organizar e mobilizar pessoas que colecionem qualquer tipo de objeto

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 03/09/2015
Horário 08:27
 

Você tem algum tipo de coleção? Então na manhã deste sábado, às 9h, você pode ser um dos participantes da reunião que será realizada no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, visando a formação do Clube de Colecionadores da Alta Sorocabana. O evento - que tem como objetivo organizar e mobilizar integrantes para a associação - é gratuito e aberto ao público em geral, especialmente para quem coleciona qualquer tipo de objeto.

De acordo com os organizadores da ação, Edson Machado, filatelista, 67 anos, que foi presidente do antigo Clube Filatélico Numismata (selos, moedas, medalhas e cédulas de dinheiro) até 1993, e José Carlos Daltozo, de Martinópolis, colecionador de livros históricos de cidades, revistas e cartões postais, o clube/associação pretende congregar participantes de todos os tipos de coleções, desde as mais comuns até as mais exóticas.

Ou seja: selos, moedas, cédulas de dinheiro, cartões postais, canetas, chaveiros, isqueiros, imagens de determinado santo, cartões telefônicos, até as mais sofisticadas, miniaturas de cruzes, carros antigos, livros raros, litros de uísque, vinil de um ou mais cantores, gibis, brinquedos, entre outras várias.

Jornal O Imparcial Martinopolense José Carlos Daltozo apresenta suas coleções de revistas nº 1 e postais

Edson expõe que, na verdade, querem reativar o clube fundado em 1973 e praticamente extinto desde 1996. Com a diferença de que este era específico como já mencionado, e agora o objetivo é integrar qualquer tipo de coleção.

"Queremos voltar a fazer exposições nas comemorações de aniversário da cidade, em shoppings e outros lugares. Mas nosso desejo é chamar a atenção de jovens colecionadores, pois a partir de um hobby, com o contato para trocas, poderão aprender novos idiomas, conhecer novas culturas e enriquecer o conhecimento", ressalta o filatelista.

José Carlos observa que Prudente tem mais de 200 mil habitantes, somando a região deve chegar a 800 mil, e com certeza muitas destas colecionam alguma coisa. Segundo ele, este encontro será mais um bate-papo inicial para trocarem ideias, opiniões. Para depois montarem um estatuto, com regulamentos, critérios, ações, etc.

"Formada a associação, buscaremos apoio junto ao governo municipal na busca de um espaço para realizarmos nossos encontros. Estamos confiantes que nos juntaremos a muitos colecionadores neste sábado", anseia José Carlos.

 

Paixão

Os dois organizadores são apaixonados e fiéis colecionadores. José Carlos, que tem mais de dez livros publicados, soma mais de 204 mil cartões postais do mundo inteiro. Segundo ele, o mais antigo é de 1897 da Alemanha. Tem vários de São Paulo (1900, 1912, etc). "Já cedi diversos postais para escritores de livros", alegra-se.

Ele coleciona ainda qualquer revista de edição nº 1, tem mais de 300 como: da "Realidade" em 1966, a da "Veja", da "Isto É", "Exame", "Época", "Superinteressante" e centenas de outras. Guarda ainda as comemorativas do tipo 20 Anos da "Veja", 30 anos da "Manchete", 40 anos da "Exame" e também aquelas históricas, como a revista da descida na Lua em 1969, do tricampeonato de futebol em 1970, da morte de Ayrton Senna, entre outras desse tipo. Além de livros históricos de cidades com mais de 300 exemplares.

Edson Machado, filatelista desde a década de 70, relata que já perdeu as contas de quantos selos possui, mas garante que são mais de mil, a maioria do Brasil, desde o Império até aos comemorativos datados de 1900 para cá.

"Uma das ideias que já temos é poder ministrar oficinas em espaços públicos, escolas, de como guardar, conservar um selo, por exemplo. Estaremos realizando um sonho antigo na esperança de ganharmos novos apreciadores desse hábito tão gostoso", destacam os dois.

 
Publicidade

Veja também