PP libera R$ 60 mil para Residência Terapêutica

“Estamos aguardando um chamado formal da prefeitura para marcarmos uma reunião e tratarmos deste assunto. Por enquanto, não temos nada resolvido", reforça.

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 04/03/2015
Horário 08:50
 

O prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), liberou o recurso na ordem de R$ 60 mil para a implantação de uma Residência Terapêutica em Presidente Prudente. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Vereadores e sancionada pelo chefe do Executivo no dia 27 de fevereiro, mas foi publicada ontem em atos oficiais. De acordo com a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), a prefeitura ainda não tem um local definido para a instalação do projeto e pretende firmar parceria com o Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) para executar o trabalho.

Segundo Rangel Strasser Filho, diretor substituto e assessor jurídico do Ciop, "ainda não há nada definido". "Estamos aguardando um chamado formal da prefeitura para marcarmos uma reunião e tratarmos deste assunto. Por enquanto, não temos nada resolvido", reforça.

Para se interar do sistema, os membros do consórcio fizeram uma visita na manhã de ontem ao Hospital São João, que presta serviço psiquiátrico, especializado na recuperação de usuários de drogas e álcool, para conhecer o serviço e utilizar o modelo como base, caso venham a se comprometer com o trabalho. "Fizemos uma visita técnica para conhecermos o método de trabalho, assim como deveremos visitar outras unidades psiquiátricas. É importante que o Ciop esteja bem embasado no assunto antes de firmar um compromisso", relata Strasser Filho.

A Residência Terapêutica faz parte do plano da Secretaria de Estado da Saúde, que busca o tratamento com  finalidade de ressocializar os pacientes. Presidente Prudente tem até julho deste ano para inaugurar uma unidade e atender a demanda dos hospitais psiquiátricos Allan Kardec, São João e Bezerra de Menezes.

A data foi estipulada em audiência pública realizada em novembro de 2014, entre representantes da pasta estadual, MPE (Ministério Público Estadual), MPF (Ministério Público Federal) e DRS-11 (Departamento Regional de Saúde de Prudente).
Publicidade

Veja também