A mostra gratuita dos finalistas do 9º Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema traz às 54 unidades do Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) oito produções (sete longas-metragens e um curta) em 2013. Neste ano, o projeto ganhou dimensão nacional, com a inscrição de 126 produções cinematográficas, sendo 83 longas e 43 curtas. Em Presidente Prudente, a programação - que será semanal - começa nesta sexta-feira, às 19h, com a exibição de "Xingu", de Cao Hamburguer, com Caio Blat e Maria Flor no elenco, no auditório do Sesi Furquim, e segue até o dia 4 de outubro.
No dia 12 de setembro, às 15h, público confere "Área Q", dirigido por Gerson Sanginitto
O prêmio é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Sesi-SP e do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp), com os objetivos de incentivar a produção cinematográfica nacional, facilitar o acesso às produções brasileiras e formar novos públicos.
A escolha dos finalistas de cada uma das 13 categorias inscritas contemplou duas etapas: uma seletiva on-line realizada pelo público espectador da Mostra 9º Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema, realizada de 20 de maio a 10 de junho, no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, e outra feita pelo Conselho Curatorial de Organização do prêmio.
As 13 categorias avaliadas foram: longa-metragem ficção; longa-metragem documentário; diretor; ator; atriz; roteiro; ator coadjuvante; atriz coadjuvante; direção de arte; fotografia; trilha sonora; montagem; e curta-metragem.
Uma das mais populares formas de manifestação cultural, o cinema tem o mérito de registrar e reproduzir nas obras o modo de pensar e existir de todo um povo, além de adicionalmente oferecer entretenimento e diversão.
A mostra ora viabilizada pelo Sesi-SP nos Centros de Atividades Culturais da entidade é uma boa oportunidade para ver e rever uma variada produção, que tem na diversidade de propostas uma de suas marcas. É também ocasião para reconhecer na tela o protagonista maior da rica produção nacional: o próprio povo brasileiro.
Programação
Em Presidente Prudente, a programação começa nesta sexta-feira, com a exibição de "Xingu", às 19h, no auditório do Sesi. No longa, com 102 minutos de duração, os irmãos Orlando (Felipe Camargo), Cláudio (João Miguel) e Leonardo Villas Bôas (Caio Blat) resolvem trocar o conforto da vida na cidade grande pela aventura de viver nas matas e desbravá-las. Para isso, resolvem se alistar no programa de expansão pela região Centro-Oeste do Brasil, incentivado pelo governo. Com enorme poder de persuasão e afinidade com os habitantes da floresta, os três se tornam referência nas relações com os povos indígenas, vivenciando incríveis experiências, entre elas a criação do Parque Nacional do Xingu. O filme foi o vencedor nas categorias Melhor Filme Longa-Metragem de Ficção, Melhor Diretor e Melhor Trilha Sonora (Beto Villares).
No dia 30, às 19h, o público confere e a comédia "A Noite dos Palhaços Mudos", de Juliano Luccas, que será exibida junto com "Tropicália", de Marcelo Machado. O filme reúne shows históricos de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Tom Zé.
A programação continua no dia 6 de setembro, também às 19h, com "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios", de Beto Brant e Renato Ciasca, e protagonizado por Camila Pitanga. No dia 12, às 15h, é a vez de "Área Q", dirigido por Gerson Sanginitto.
"Corações Sujos", deVicente Amorim, será exibido no dia 20 de setembro, às 19h. No elenco, estão: André Frateschi, Celine Fukumoto, Eduardo Moscovis, Eiji Okuda, Issamu Yazaki, Ken Kaneko, Kimiko Yo, Shun Sugata, Takako Tokiwa, Tsuyoshi Ihara.
No dia 27, às 19h, o público confere "Era uma Vez Eu, Verônica". O filme, dirigido por Marcelo Gomes, foi finalista nas categorias Melhor Atriz (Hermila Guedes), Melhor Roteiro (Marcelo Gomes) e Melhor Ator Coadjuvante (João Miguel). Por fim, no dia 4 de outubro, ocorre a exibição de "Sudoeste", às 19h, de Eduardo Nunes. (Com Assessoria de Imprensa)
saiba mais
MOSTRA FINALISTAS
O evento será realizado nas unidades do Sesi da capital, Grande São Paulo e litoral, sendo elas: Carvalho, Catumbi, Cotia, Cubatão, Diadema, Guarulhos, Ipiranga, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Suzano, Vila das Mercês, Vila Leopoldina, Americana, Araçatuba, Araraquara, Araras, Bauru, Birigui, Botucatu, Campinas (Amoreiras), Campinas (Santos Dumont), Cruzeiro, Franca, Indaiatuba, Itapetininga, Itu, Jacareí, Jaú, Jundiaí, Limeira, Marília, Matão, Mogi Guaçu, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, Santana de Parnaíba, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sertãozinho, Sorocaba, Sumaré, Tatuí, Taubaté e Votorantim.