A titular da Sesau (Secretária Municipal de Saúde), Márcia Lima Dantas, participou de uma reunião por videoconferência nesta semana com representantes do Instituto Butantan, que garantiu uma parceria entre os órgãos para o projeto de “sequenciamento genômico” da Covid-19 na região de Presidente Prudente. O objetivo do projeto é identificar as variantes que estão circulando em região, visando proporcionar maior eficácia no controle sanitário e epidemiológico do município.
De acordo com as representantes do Butantan, a parceria com a cidade é de grande importância, considerando que Presidente Prudente é rota de acesso para os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.
Segundo a responsável pela Sesau, o município terá identificação das variantes entre cinco e sete dias. “A parceria garantirá benefícios para o município, referente às medidas de controle epidemiológico, que garantirá a ação em tempo bastante reduzido, pois o indivíduo contaminado tem um período de até 14 dias em observação. Sem esta parceria, este processo levaria de duas a três semanas, perderíamos tempo de ação e o controle da variante que está circulando”, explicou a médica.
Conforme mencionado em reunião, esse mapeamento contribuirá com o desenvolvimento de novas vacinas e modificação das já existentes. A secretária ressalta que o instituto já se dispôs a realizar também o sequenciamento com o vírus da dengue.
O projeto será executado pelo Departamento de Planejamento da Sesau, em conjunto com a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal). “Os tubos de coletas de TRA (Teste Rápido de Antígeno) positivados serão enviados para o Butantan, sequenciados e devolvidos com o resultado das variantes”, afirma Adriana Vitório, farmacêutica do departamento.