Os postos do Poupatempo em todo o Estado iniciaram nesta quinta-feira o atendimento para surdos pela Central de Interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A iniciativa, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, faz parte do programa São Paulo São Libras e tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços públicos estaduais e promover a inclusão das pessoas com deficiência auditiva.
Os atendimentos serão feitos por uma plataforma de videochamadas, com intérpretes de Libras para intermediar a comunicação entre o colaborador do Poupatempo e o usuário.
Para ser atendido presencialmente no Poupatempo, é obrigatório agendamento prévio de data e hora, sem nenhum custo, pelo portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou ainda pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974.
"Referência nacional na prestação de serviços públicos, o Poupatempo conta com funcionários capacitados em Libras para receber, orientar e atender pessoas surdas", aponta o Estado.
O serviço de atendimento em Libras, lançado em outubro de 2023, também é oferecido de forma digital, com acesso pelo site e aplicativo do programa. Desde que a novidade foi implantada, a funcionalidade em Libras já obteve mais de cinco mil acessos.