A partir das 9h desta sexta-feira, o Poupatempo disponibiliza, por meio do portal www.poupatempo.sp.gov.br e aplicativo Poupatempo Digital, horários para quem precisa realizar atendimento presencial. A reabertura dos postos começa no sábado, com serviços que não estão disponíveis nas plataformas digitais, como emissão de RG, transferência interestadual e mudança na característica de veículos, por exemplo.
Os demais, como renovação e a segunda via de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), licenciamento e transferência de veículos, consulta de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), atestado de antecedentes criminais, carteira de trabalho e seguro-desemprego, entre outros, seguem mantidos no portal e aplicativo do programa. São mais de 130 opções online.
Para a reabertura, serão seguidos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, como obrigatoriedade do uso de máscaras, medição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel e dos calçados com tapete sanitizante, além da redução na capacidade de atendimento, priorizando serviços que necessitem da presença do cidadão para serem concluídos.
Até 30 de abril, durante a fase de transição, o horário de abertura das unidades será diferenciado: de segunda a sexta-feira, das 11h até o fechamento de cada unidade, às 17h ou 19h, dependendo da cidade. No sábado, o atendimento será das 11h às 13h, em todos os postos do Estado.
O diretor da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) – empresa de tecnologia do governo de São Paulo que administra o Poupatempo –, Murilo Macedo, alerta a população a procurar o atendimento presencial somente quando estritamente necessário, para que haja horários disponíveis para situações emergenciais.
“É importante lembrar neste momento que o RG não possui validade e que o prazo para a renovação da CNH está temporariamente suspenso, devido à pandemia. Por isso, o Poupatempo recomenda ao cidadão que avalie a necessidade antes de agendar seu horário e permita que o atendimento seja direcionado a quem depende do serviço para ter acesso a programas sociais ou assistência hospitalar, por exemplo”, explica.
Para auxiliar quem tem dúvidas sobre como realizar os serviços online, incluindo o agendamento de data e horário, o portal do Poupatempo oferece vídeos tutoriais e cartilhas orientativas, com o passo a passo das principais solicitações.
Entre os órgãos que oferecem atendimento no portal e app do Poupatempo, estão o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), IIRGD (Instituto de Identificação), Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), PGE-SP (Procuradoria Geral do Estado), Receita Federal, secretarias estaduais da Educação, Fazenda e Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Saúde e Comunicação.
Para outras informações, o cidadão pode escrever para o Fale Conosco, que recebe, analisa e responde as solicitações em até seis dias úteis. O contato também está disponível no portal www.poupatempo.sp.gov.br e aplicativo Poupatempo Digital.