“Potencialidade” refere-se à habilidade para se desenvolver, realizar ou alcançar algo específico. “Sustentabilidade” é a capacidade de criar meios para suprir as necessidades básicas do presente sem que isso afete as gerações futuras. O biometano é um combustível oriundo do biogás, é a junção do potencial e do sustentável.
Produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos, como resíduos da industrialização da cana-de- açúcar, o biometano é aproveitado para geração de energia térmica, elétrica e como combustível veicular, podendo atender residências, comércios, indústrias e veículos.
Destaque nacional em sustentabilidade, é fonte de energia renovável, uma vez que é produzido a partir de matéria orgânica em decomposição; produz menos emissões de gases de efeito estufa em comparação com a gasolina, diesel ou gás natural não renovável; devido a sua produção ser a partir de resíduos agrícolas e orgânicos. Além disso, economicamente falando, o biometano promove diversidade energética, geração de renda e competitividade industrial, podendo proporcionar uma fonte adicional de renda para agricultores e comunidades rurais.
A viabilidade e potencial do biometano podem variar de acordo com fatores como disponibilidade de matéria-prima, tecnologias de produção e demanda do mercado. Características presentes em nossa realidade regional. A Cocal iniciou recentemente as obras da sua segunda planta de biogás em Paraguaçu Paulista, a pioneira está em Narandiba e já opera desde início de 2022.
Os investimentos em infraestrutura para influenciar a adoção e o crescimento do biometano vêm sendo realizados pela Cocal, que segue na parceria com a empresa de tecnologia Geo Biogás & Tech; cuja ideia é apostar em sistemas avançados, foco nos equipamentos nacionais e utilização da vinhaça, torta de filtro e outras matérias-primas na produção do biogás, que poderão ser estocadas, garantindo a produção do biometano durante todo o ano.
Válido ressaltar que no início de 2023, o oeste paulista conquistou posição pioneira no país com o início do abastecimento da primeira rede exclusiva de gasoduto para o biometano - uma parceria entre Cocal e a Gasbrasiliano.
São iniciativas autossustentáveis que melhorem a qualidade de vida e colaborem com o desenvolvimento socioeconômico regional que a UEPP vem apoiando há dez anos. Pensando na busca do progresso com sustentabilidade e em parceria com a Cocal e Senai, realizaremos no próximo dia 24 de agosto, das 8h às 13h, o Primeiro Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Oeste Paulista com o tema “Biometano e novas oportunidades”.
O evento vai apresentar oportunidades para empreendedores na utilização dos bioprodutos na transição energética da nossa região, em especial, investimentos no setor de agronegócio, uma das principais potencialidades do oeste paulista.