O posto de saúde central de Presidente Venceslau, localizado na Rua Comandante Antenor Pereira, abrirá neste sábado para atender munícipes que precisam receber doses da vacina contra o coronavírus. O plantão será realizado das 8h às 12h.
O cidadão apto a tomar a dose deve levar consigo o CPF (Cadastro da Pessoa Física) e o cartão verde de vacina contra a Covid-19.
Segundo Graziele Feriani, chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, a vacinação está aberta para todos os moradores de Presidente Venceslau com 12 anos ou mais. "Quem tem 18 anos ou mais e já cumpriu o período de cinco meses após o recebimento da segunda dose já pode ser vacinado com a terceira. De 12 anos para cima, a primeira dose está liberada", expõe.
A abertura do posto de saúde neste sábado é realizada com o objetivo de buscar os faltosos, pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal da segunda dose, e cidadãos aptos a tomarem a dose de reforço.
Atualmente, a vacinação é realizada em sala interna no posto de saúde. A tenda que era instalada na parte externa foi danificada após um temporal e a estrutura não foi montada nos últimos dias. Outro fator que contribuiu para a mudança da vacinação para o ambiente interno foram as altas temperaturas verificadas nesta época do ano. "A temperatura da vacina é de 2 ºC a 8 ºC. Só manter ela numa caixa térmica com gelóx é pouco, então a gente precisa de um ambiente refrigerado", explica Graziele.
A vacinação é promovida de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O horário foi ampliado em razão do prazo de validade das vacinas.
A Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau informa que possui 2.788 pessoas faltosas que ainda não receberam a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus, o equivalente a 7,04% da população local, e mais 2.564 pessoas que já poderiam tomar a dose de reforço, pois completaram a imunização com as duas primeiras doses até junho. Em relação aos munícipes que ainda não tomaram a primeira dose, o setor estima que mais de dois mil moradores se encontram nesta condição.
A chefe do setor de Vigilância Epidemiológica fez um pedido para que os munícipes procurem o posto de saúde para vacinação, independentemente da dose que precisem tomar. “Quem ainda não se vacinou deve pensar um pouco na família, em si mesmo. Está aí a prova de que a vacina é realmente eficaz, que é o único método da gente parar esse vírus e sua transmissão. Aqueles que ainda não tomaram a primeira dose devem vir à unidade para se vacinar e, quanto à segunda dose, as pessoas precisam completar seu esquema vacinal, o que é muito importante para sua proteção. E tem a dose de reforço, que entrou no calendário vacinal, e serve para erradicar de vez o vírus”, pontua Graziele.