O Posto de Pesagem Veicular localizado no km 75,9 da Rodovia Arlindo Bettio (SP-613), em Rosana, desativado desde dezembro de 2023, quando o contrato com a empresa responsável pela operação foi finalizado, deve voltar a funcionar no segundo semestre deste ano. A expectativa é do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), que finaliza estudos para publicação de novo edital para contratação de empresa que operará tais unidades de serviço.
“Os novos postos irão adotar métodos inovadores para controle, medição e transmissão de dados e imagens à sede do DER-SP, o que exige um planejamento mais detalhado para as novas contratações. A pesagem veicular evita o tráfego de veículos de carga com excesso de peso, o que pode contribuir para a deterioração da via. A medição fiscaliza altura, largura e comprimento, além da necessidade e porte de AET [Autorização Especial de Trânsito], de acordo com a legislação vigente”, esclarece o departamento.
A paralisação dos serviços do posto de Rosana é alvo de preocupação entre os usuários da SP-613 e moradores da região, segundo uma leitora de O Imparcial. “A falta de fiscalização nesse ponto pode estar resultando em impactos negativos para a conservação da rodovia, além de possibilitar a circulação de veículos com excesso de peso, o que compromete a segurança dos motoristas e a durabilidade da via”, declarou.
Em outubro de 2023, como noticiado neste diário, a balança dinâmica de Rosana passou por verificação do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), ocasião em que o instrumento foi aprovado. Na época, o órgão explicou que as balanças para pesagem dinâmica rodoviária são utilizadas para verificação dos limites de carga dos veículos, impostos pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), e são importantes no controle e fiscalização deste tipo de transporte, garantindo maior vida útil ao pavimento das rodovias e diminuindo a quantidade de acidentes.
Para aprovação, devem atender aos requisitos técnicos a que se destinam, estando dentro dos erros máximos admitidos. Para pesar um veículo de maneira dinâmica, é preciso que o local de instalação tenha uma pista de concreto com aproximadamente 90 metros de comprimento. Além disso, a pista de aproximação deve ser construída com nivelamento criterioso e possuir superfície livre de imperfeições. Os veículos devem manter-se alinhados e em velocidade constante limitada a 12 km/h durante a análise.
Reprodução/Foursquare
Paralisação dos serviços do posto de Rosana é alvo de preocupação entre os usuários da SP-613