Posse dos eleitos

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 05/12/2020
Horário 04:12

Por causa da pandemia do coronavírus, a posse dos eleitos em Prudente será transferida da Câmara Municipal para o tetro do Centro Cultural Matarazzo, local bem mais amplo e que comporta um número maior de pessoas, obedecendo o distanciamento.

Poucas pessoas

As medidas de segurança sanitária em relação à ocupação de espaços fechados ditam a regra em 40%. Como o teatro possui 498 cadeiras, a previsão para a cerimônia de posses é de 200 pessoas, incluindo os que serão empossados.  

Data e horário

A data e o horário para a posse dos vereadores, vice-prefeito e prefeito estão definidos pela Lei Orgânica do Município: dia 1º de janeiro, às 10h, no Teatro Municipal “Paulo Roberto Lisbôa”.

Tudo encaminhado

O presidente da Câmara, Demerson Dias (PSB), já tomou as providências cabíveis sobre a transferência de local, enviando ofício para que o espaço público esteja disponível no feriado de 1º de janeiro, pelo dia da confraternização universal. 

Controle de acesso

O Plantão conversou com Demerson sobre o controle de acesso das pessoas e a informação de que a limitação será controlada com o número de convidados que cada empossado poderá ter, inicialmente estimado em cinco. 

Os números

Somando 15 empossados e 75 convidados de cada um deles, está formado um contingente de 90 pessoas. No mais, serão convidadas autoridades, os secretários municipais da nova gestão e a imprensa credenciada, além dos trabalhadores do teatro. 

Duas sessões

A posse será em sessão solene e na sequência será instalada sessão extraordinária para eleição dos quatro membros da mesa diretora para o biênio 2021/2022: presidente, vice-presidente, primeiro-secretário e segundo-secretário. 

O mais votado

As duas sessões serão conduzidas pelo eleito vereador mais votado, que é o atual vice-prefeito Douglas Kato (PTB), que obteve 2.980 votos nas eleições municipais de 15 de novembro, quando Ed Thomas (PSB) foi eleito prefeito e Izaque Silva (Patriota) vice.

Os remanescentes

Dentre os 13 eleitos para compor a 18ª Legislatura, o Plantão relembra que quatro foram reeleitos: Demerson Dias, Enio Perrone (DEM), Mauro Neves (Podemos) e Willian Leite (MDB). Portanto, já viveram a experiência da cerimônia de posse.

Os já vividos

Como foi vereador na 15ª Legislatura, de 2009 a 2012, Douglas Kato também já viveu essa experiência. Ivan Itamar (PSB) e Wellington Bozo (MDB) já aturam nas condições de suplentes. Portanto, suas posses foram individuais.

Os debutantes

Cinco vereadores são debutantes e, sendo assim, irão viver a experiência pela primeira vez: Tiago Oliveira (PTB), Joana D´Arc (PSB), Negativo Júnior (Podemos) e Joãozinho da Saúde (MDB), Miriam Brandão (Patriota) e Nathalia Gonzaga (PSDB). 

Troca de condição

Conforme a Lei Orgânica, posse é momento de prestar compromisso e assinar o livro de posse, para então deixar a condição de vereador eleito e diplomado, para ser vereador no exercício do cargo de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2024. 
 

Publicidade

Veja também