A viagem à Costa do Descobrimento, não deve se resumir às praias e badalações de Porto Seguro. É imperdível a visita ao Centro Histórico de Porto Seguro, consagrado Monumento Nacional, em 1973. Instalado no topo de uma falésia debruçada sobre a orla da cidade, está o primeiro núcleo habitacional do Brasil. É a parte mais alta da costa de Porto Seguro e é conhecida popularmente como Cidade Alta.
O belíssimo conjunto arquitetônico inclui o Marco do Descobrimento (1503) e imponentes construções como a Igreja de Nossa Sra. da Pena - padroeira da cidade (1535) -, com torre em louça de Macau, a Igreja de Nossa Sra. da Misericórdia (1526), a Igreja de São Benedito (cerca de 1550) e a Casa de Câmara e Cadeia, que abriga o Museu de Porto Seguro, totalmente restaurado e o núcleo local do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional).
O Marco do Descobrimento trazido de Portugal por Gonçalo Coelho foi instalado pelos portugueses, em 1503. Três anos após o desembarque de Cabral na região. Tem 2,5 metros de altura e registra a propriedade da Coroa Portuguesa sobre a região.
Para se ter ideia sobre o quanto o lugar é importante para a história do Brasil, a região foi tombada em 1973 como patrimônio histórico e artístico pelo Iphan e é reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como patrimônio da humanidade desde 2000. As medidas foram tomadas para preservar todos os bens que existem na área.
Além disso, o centro tem várias casinhas e um farol - outra construção antiga, datada de 1503, e que teria sido instalada para sinalizar a ocupação das terras e servir como referência para as embarcações.
Para comprar algumas lembranças da cidade, esse também é um bom lugar. Com belo visual para o mar, ruínas e construções, essa é a parte histórica da cidade que os visitantes não devem deixar de conhecer.
Foto: Sinomar Calmona
Igreja de São Benedito foi construída em meados do século XVI pelos jesuítas