Por um trânsito mais seguro

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 02/05/2024
Horário 05:28

Tem impressionado, nos últimos dias, a quantidade de acidentes de trânsito em rodovias regionais, com vítimas fatais. Nos últimos dois dias, por exemplo, três acidentes ceifaram a vida de pessoas em Regente Feijó e Taciba.

A cada dia, as estradas e vias urbanas testemunham cenas trágicas que poderiam ser evitadas. Acidentes de trânsito, muitas vezes resultado da falta de conscientização e irresponsabilidade, interrompem vidas e destroem famílias, deixando uma triste estatística que clama por mudanças urgentes.

A insegurança viária é uma realidade latente, permeada pela imprudência de alguns condutores. A velocidade excessiva, ultrapassagens perigosas, uso de celular ao volante e a condução sob efeito de álcool são apenas alguns dos comportamentos irresponsáveis que contribuem para o aumento desses acidentes.

Os números são alarmantes. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente no mundo devido a acidentes de trânsito, e, entre os sobreviventes, muitos sofrem lesões graves e incapacitantes.

A falta de responsabilidade no trânsito não se limita apenas aos condutores. Pedestres e ciclistas também precisam adotar medidas de segurança, respeitando as regras e sinalizações, contribuindo assim para um trânsito mais seguro para todos.

É preciso uma mudança cultural. Educação no trânsito desde cedo, fiscalização eficiente e punição rigorosa para os infratores são medidas essenciais para reduzir essas estatísticas devastadoras. A conscientização de que cada vida perdida em um acidente de trânsito é uma tragédia que poderia ter sido evitada deve ser disseminada.

As famílias desoladas, as vidas ceifadas e a tristeza que permeia essas estatísticas são um lembrete contundente de que a imprudência no trânsito não pode mais ser tolerada. Até quando permitiremos que a irresponsabilidade dite o rumo de tantas vidas? A mudança começa com cada um de nós, fazendo escolhas seguras e responsáveis no trânsito, para que possamos construir um futuro onde acidentes de trânsito sejam apenas uma lembrança triste do passado.

Publicidade

Veja também