Está liberado o funcionamento do comércio de Presidente Prudente a partir da próxima segunda-feira (4), com decreto do prefeito Ed Thomas (PSB) assinado na tarde desta sexta-feira (1º) em seu gabinete, durante a solenidade de nomeação de secretários e outros convidados para atuar em cargos de confiança.
Ao fazer o anúncio e assinar o decreto, disse estar tomando a decisão que lhe é facultada em decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). Afirmou estar cumprindo com a sua responsabilidade, sem qualquer intenção de radicalização e em defesa de quem gera emprego e renda, além de pagar impostos.
Para Ed Thomas, comércio fechado representa o sepultamento de CNPJs (Cadastros Nacionais da Pessoa Jurídica). “É minha responsabilidade proteger essas pessoas”, disse em relação aos comerciantes e aos trabalhadores. “É de responsabilidade dos governos darem condições de atendimento à saúde”, disse.
Fala em alusão ao fato de que Prudente foi inserida na fase vermelha no Plano São Paulo, do qual faz parte das restrições o fechamento do comércio, em decorrência da falta de leitos para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) mediante a demora da renovação de convênios do estado com hospitais da cidade.
Outras decisões a serem tomadas estão confiadas ao comitê de continência que acaba de instituir. Mas admite a retomada, o mais urgente possível, dos funcionamentos das creches municipais para atender as crianças de trabalhadores. Também quer a retomada das aulas.