A Setur (Secretaria Municipal de Turismo) de Presidente Prudente prontificou-se a ouvir a população do Balneário da Amizade e bairros adjacentes sobre a realização do Pruden Folia 2017 no local. O objetivo da pasta é identificar se os moradores da área aprovaram a iniciativa de concentrar no espaço os festejos do carnaval. Antecipando a ação da Prefeitura, a reportagem esteve no local na manhã de ontem, a fim de verificar a opinião dos munícipes acerca da festa. A cozinheira Neusa Freitas, 50 anos, relata que os dias de folia não trouxeram incômodo, pelo contrário, "permitiram que a administração e as pessoas voltassem o olhar para o balneário". "Eu não saí de casa, mas aprovo a iniciativa. Não ouvi nada daqui, então, para mim não foi inconveniente", avalia.

Balneário da Amizade foi palco do Pruden Folia 2017; moradores serão ouvidos sobre evento
O operador de máquinas Ricardo Brito, 38 anos, também é um dos moradores que dão aval para a iniciativa. "É uma forma de trazer animação para o balneário e possibilitar que o povo se divirta. Sem falar que o balneário fica longe do centro da cidade, logo, colocar o carnaval aqui não interfere no trânsito, por exemplo", denota. O vendedor César da Silva, 44 anos, estava fora da cidade nos últimos dias, mas não ficou preocupado com a possibilidade de insegurança por conta do movimento. "Eu acabei de chegar, mas me parece que foi tudo bastante tranquilo", pondera.
Na semana passada, a reportagem recebeu a reclamação de uma moradora do Residencial Green Ville, que estava insatisfeita com a decisão da Prefeitura de transferir o carnaval para o balneário. Em seu comentário, a empresária Márcia Teixeira alegava que a administração não consultou a comunidade local antes de tomar a decisão. "Ninguém está se importando se as pessoas que vivem ali terão que trabalhar no dia seguinte ou não", afirmava.
A reportagem procurou a empresária na manhã de ontem para saber se houve transtornos no transcorrer do evento. Ela elogia o trabalho da Polícia Militar e destaca que não existiu problema com a segurança, no entanto, "como previsto, ocorreu perturbação de sossego, visto que o som estava acima do permitido", além do evento "comprometer a mobilidade dos moradores e trazer muita sujeira para o espaço". "Sugerimos que, para os outros carnavais ou demais eventos, a Prefeitura faça no Recinto de Exposições, onde não perturba ninguém", opina. "E na minha opinião, os R$ 300 mil que foram gastos poderiam ser mais bem aplicados em benefício da comunidade", acrescenta.
Por meio de nota, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) informou que, com relação à avaliação sobre os festejos, a comissão organizadora do carnaval se reunirá com a Associação dos Moradores do bairro para repercutir os "vários aspectos que envolveram a realização do evento". "A data da reunião ainda não foi definida e, segundo o secretário da Setur, um dos pontos positivos é que, durante os quatro dias do carnaval, não foram registradas ocorrências graves relacionadas à segurança da população", denota. Em contrapartida, a Setur está realizando a contagem dos alimentos arrecadados no domingo, os quais serão destinados hoje ao Fundo Social de Solidariedade.