Insatisfeitos com os problemas de sinalização que acometem as ruas de Presidente Prudente, cidadãos reivindicam a pintura da indicação de parada obrigatória em dois pontos visitados pela reportagem durante esta semana. De acordo com os reclamantes, um trecho da Rua Desbravador Ceará, confluência com a Rua Julio Prestes, não conta mais com uma placa alertando o "pare". Enquanto isso, no asfalto, já não é possível ler a marcação, pois a tinta está apagada. O mesmo problema ocorre na Rua 15 de Novembro, confluência com a Rua General Osório, onde o aviso está quase desaparecendo do solo.
Comerciante Roberto Ramos pede mais ação da Prefeitura
O comerciante Roberto Ramos, 45 anos, expõe que este não é um problema exclusivo dos dois espaços, já que "diversos locais da cidade contam com sinalização falha". Em sua opinião, a Prefeitura deveria dar um melhor acolhimento aos bairros, uma vez que esse tipo de indicação é necessário para a prevenção de acidentes. "Falta uma operação geral para resolver tais transtornos, pois a solução é muito simples. Basta pintar as vias", afirma. Enquanto isso não ocorre, o comerciante acredita que a atual situação pode gerar confusão, especialmente naqueles condutores que não conhecem a cidade. "Na hora, o motorista não sabe se o pare é dele ou do outro condutor", aponta.
A sacoleira Sônia de Souza Vieira também se sente incomodada com a falta de sinalização. "Isso pode colocar em risco até mesmo a gente que anda a pé. A pintura é mais do que necessária", avalia. A dona de casa Elza Kawakami, 49 anos, também acredita que as indicações de "pare" devem ser reforçadas. "Melhorando a sinalização, os condutores evitam acidentes e também atropelamentos", observa.
A Prefeitura, por meio da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), informa que, em relação à repintura da sinalização horizontal na Avenida Washington Luiz, já consta a programação para a execução dos serviços, compreendendo repintura das faixas divisórias da pistas da avenida, bem como demarcação para o estacionamento de veículos e sinalização de "pare" nos cruzamentos. A Semav informa ainda que idênticas melhorias foram recentemente executadas nas avenidas que circundam todo quadrilátero central da cidade.
O titular da Semav, Osvaldo Francisco da Silva, informa que, em relação às infrações de trânsito, está desenvolvendo neste mês inúmeras ações educativas de trânsito, dentro do Movimento Maio Amarelo, para conscientizar pedestres, ciclistas, motociclista e motorista a obedecer às normas de trânsito, com o objetivo de reduzir o número de acidentes com vítimas e principalmente aqueles com resultado morte. Especificamente sobre a infração de dirigir veículo segurando telefone celular, acrescenta que configura uma infração gravíssima, com previsão de multa e perda de pontos no prontuário do infrator.