Sagres e Inúbia Paulista são os municípios com maior população indígena na Nova Alta Paulista. O oeste paulista soma 43 municípios com esses brasileiros. Os dados foram divulgados, nesta segunda-feira (7), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e são de pessoas que se autodeclaram indígenas.
DEMAIS MUNICÍPIOS
Adamantina - 17
Dracena - 22
Flora Rica - 0
Flórida Paulista - 4
Inúbia Paulista - 5
Irapuru - 1
Junqueirópolis - 11
Lucélia - 4
Mariápolis - 0
Monte Castelo - 0
Nova Guataporanga - 0
Osvaldo Cruz - 14
Ouro Verde - 10
Pacaembu - 12
Panorama - 0
Parapuã - 14
Pauliceia - 1
Pracinha - 0
Rinópolis - 4
Sagres - 4
Salmourão - 0
Santa Mercedes - 1
São João do Pau d'Alho - 0
Tupi Paulista - 5
RADAR
Na terça-feira (8), no km 631,850 da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Junqueirópolis, um novo radar de controle de velocidade de veículos entrou em operação. No local, a velocidade máxima permitida para o tráfego de todos os tipos de veículos é de 60km/h.
RAINHA DE FESTA
Aconteceu neste domingo (7) a escolha da Rainha do Rodeio de Mariápolis. Sem a participação do público, porém, com transmissão ao vivo em uma live pelas redes sociais, as candidatas inscritas participaram de um desfile e foram avaliadas em diferentes quesitos por uma banca de jurados. Ao final, Ana Júlia Ishiy foi escolhida Rainha do Rodeio. Começa hoje o Mariápolis Rodeio Show. Com realização da Prefeitura e apoio da Câmara Municipal, o evento tem entrada franca e deve atrair púbico de toda a região.
PROGRAMAÇÃO
A programação de shows traz hoje Ícaro & Gilmar na abertura; amanhã sobe ao palco a dupla Thaeme & Thiago. Encerrando a grade de shows tem João Carreiro no dia 12 (sábado). As montarias em touros acontecem todas as noites com a assinatura da ACR Rodeio (Associação de Campeões de Rodeio), pelo campeonato ACR BGB Super Cup. No sábado estão previstas provas do laço. A programação do Mariápolis Rodeio Show tem organização da Disk Shows. Além da grade de shows e as montarias de rodeio, outro destaque do evento é a cobertura 100% da estrutura de arena, camarotes, arquibancadas e praça de alimentação, para comodidade e conforto do público. O evento tem entrada franca para as áreas comuns.
PADRE VALDIR
Morreu neste domingo (6) o padre adamantinense José Valdir Grisante, aos 63 anos. Ele enfrentava problemas de saúde. O religioso era dirigente da Paróquia Santa Cecília, em Monte Castelo, na região de Dracena. O funeral aberto teve início na Igreja Matriz Santa Cecília, em Monte Castelo, e o féretro foi transladado para Adamantina, onde após outro velório foi sepultado. Ele foi responsável pela construção do templo da Igreja Matriz de Santa Genoveva de Irapuru, onde foi transferido após a celebração da primeira missa depois da conclusão da obra, uma das mais modernas e amplas da Diocese de Marília, para cidades de médio porte.
REFLEXÃO EM TROVAS
Sol e lua são um casal
Que vive em plena harmonia
Ela trabalha de noite
E ele trabalha de dia
(José Costa)