Desde o dia 25, a ponte localizada na divisa entre os Estados de São Paulo e Paraná – rodovias SP 425 e PR 317 – próxima ao Distrito de Itororó do Paranapanema e ao município de Santo Inácio, está interditada parcialmente para obras de recuperação.
A princípio, a interdição será parcial, com tráfego em sistema alternado “pare e siga”. A partir de setembro, está prevista a interdição total, com término dos serviços em janeiro de 2024. De acordo com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), nesse período, o usuário deverá optar pelas rotas alternativas: rodovias SP 421 x PR 170 e SPA 001/563 x PR 542.
Cuidados com pacientes com diabetes
A Divisão de Saúde e Saneamento de Estrela do Norte promoveu este mês, um trabalho de grupo com diabéticos insulinodependentes. Uma iniciativa desse tipo já havia ocorrido em 2022 e, com os resultados positivos, a equipe já estuda a possibilidade de realizá-la bimestralmente, com a incorporação de diabéticos não-insulinodependentes.
O grupo reuniu uma equipe multidisciplinar – médico, farmacêuticas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde – que orientou a respeito de temas importantes à saúde dos diabéticos insulinodependentes.
Entre as pautas, foi abordado o cuidado farmacêutico, um projeto que está sendo implantado no município e que pretende melhorar o atendimento aos pacientes, aumentar a resolutividade do uso de medicamentos, assim como os principais problemas relacionados ao seu uso inadequado.
Para que essa iniciativa tenha êxito, a base do trabalho é centrada em cada indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades, como explica a equipe.
Divulgação | AI
Grupo multidisciplinar orientou pacientes sobre a saúde dos diabéticos e especialmente autocuidado
Autocuidado com saúde
Outra orientação feita aos pacientes é sobre o autocuidado com os pés dos diabéticos. Esse olhar especial aos pés é importante, pois a diabetes pode causar a perda da sensibilidade dos membros inferiores, propiciando lesões, machucados, que, se não tratados, evoluem para infecções e, em alguns casos, à amputação de dedos, pé e, até mesmo, da perna.
Os agentes comunitários de saúde realizaram a aferição da pressão arterial e da glicemia capilar, iniciativa do Projeto Saúde com A Gente, que tem como objetivo melhorar os indicadores de saúde e a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária.
A equipe salienta que essas ações reforçam a valorização dos agentes, assim como o papel relevante que desempenham como educadores para a cidadania na Saúde por meio da atuação contundente na prevenção e no cuidado das pessoas.
As atividades foram finalizadas com um café da tarde saudável servido aos participantes.
Polícia Civil em ação
Em tempo, a coluna destaca a participação da Polícia Civil de Pirapozinho na Operação Iconoclastas, que cumpriu mandados de buscas e apreensão na cidade de Campinas, interior de São Paulo. De acordo com o Deinter 8, foram apreendidos 101 máquinas de cartão de crédito, 31 cartões de crédito, computadores, quatro celulares, passaportes e outros documentos.
As investigações tiveram início após o prejuízo sofrido na Paróquia São João Batista de Pirapozinho, os investigados ofereciam serviços de restauração de objetos sacros metálicos, porém danificaram as peças e passaram a cobrar valores indevidos e abusivos ao que foi tratado.
Uma série de outros religiosos, assim como paróquias da região e do Estado de SP teriam sido vítimas do estratagema criminoso.
Segundo o delegado de Polícia responsável pela investigação, Rafael Galvão, a operação apreendeu bens, objetos de valor e é uma forma de angariar provas da prática e dinâmica criminosa, além claro, de ressarcimento pecuniário das paróquias vítimas do crime.
Inscrições abertas para a Taça Sabadão de Futebol Society
Seguem até o dia 15, as inscrições para participação da Taça Sabadão de Futebol Society de Pirapozinho. Os jogos serão realizados a partir do dia 26, sempre às 16h.
Interessados podem entrar em contato com João Farias (Kadym), no (18) 99746-3231.
Contra o bullying
Policiais civis de Pirapozinho ministraram palestra na Escola Estadual Maria José Barbosa Castro de Toledo em Pirapozinho. O delegado Rafael Galvão abordou sobre as implicações jurídicas do bullying por meio da didática audiovisual.
Cerca de 30 crianças, com idades entre 10 e 12 anos participaram do evento.
Divulgação | Deinter 8
Palestra sobre bullying marca a volta às aulas na Escola Estadual Maria José Barbosa Castro de Toledo em Pirapozinho