A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) anunciou para segunda-feira (24), às 19h, no auditório da Emeif (Escola Municipal de Ensino Infantil) Professor Moacyr Teixeira, em Pirapozinho, o evento que marca o início das aulas para os 30 novos alunos que se matricularam em algum dos nove cursos divididos em três eixos: Licenciatura: Letras, Matemática e Pedagogia; Computação: Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia da Computação; e Negócios e Produção: Tecnólogo em Processos Gerenciais, Administração e Engenharia de Produção.
O evento é a oportunidade para que os tutores e coordenadores da instituição apresentem um pouco da estrutura disponível no polo, bem como a metodologia de ensino aplicada durante a graduação.
Lembrando que todos os cursos da universidade serão realizados em AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), plataforma online na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores.
Enquanto os polos são espaços físicos, os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No caso do polo de Pirapozinho, localizado na Emeif Professor Moacyr Teixeira, a Prefeitura disponibiliza, através da Divisão Municipal de Educação, espaços como sala de aula, informática e comodidade para que os alunos possam estudar e realizar seus trabalhos e obter network.
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo foi criada em 2012 com o objetivo de colocar a tecnologia a serviço da educação. Ela é uma instituição do ensino superior que ministra suas aulas totalmente por EaD (educação a distância). Em Pirapozinho, ela funcionará por meio de convênio com a Prefeitura e tem seu polo de atuação na Emeif Professor Moacyr Teixeira.