Políticos eleitos em 5 cidades são diplomados

Procedimento envolveu prefeitos, vice e vereadores de Estrela do Norte, Narandiba, Pirapozinho, Tarabai e Sandovalina

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 17/12/2016
Horário 09:37


O juiz da 261ª ZE (Zona Eleitoral), Francisco José Dias Gomes, promoveu ontem a diplomação dos prefeitos, vices e vereadores eleitos, em outubro, nos municípios de Estrela do Norte, Narandiba, Pirapozinho, Tarabai e Sandovalina. A cerimônia, que foi acompanhada por familiares e amigos dos políticos, foi realizada na Câmara Municipal de Pirapozinho, cidade onde o chefe do Executivo e seu vice, reeleitos para o próximo mandato, tiveram seus registros de candidaturas cassados. Todos os diplomados, no entanto, tomarão posse no dia 1º de janeiro, conforme explica a chefe do cartório da 261ª ZE, Lia Brondi de Paula Rodrigues.

Jornal O Imparcial Tarabai terá como prefeito José Roque da Silva Lira

"Em Pirapozinho, os eleitos tiveram suas candidaturas cassadas, mas estes então ainda em fase de recurso. Portanto, eles são diplomados, tomam posse e ficam aguardando o trânsito em julgado da sentença pela Justiça Eleitoral", relata Lia, sobre o prefeito reeleito Orlando Padovan (DEM) e seu vice, Antônio Carlos Colnago, Carlão (PSB).

Padovan, escolhido mais uma vez nas urnas, afirmou estar tranquilo em relação à investigação. "Respeito a decisão da Justiça, mas não concordo. Não cometi nenhum ilícito penal, não comprei voto, não autorizei ninguém a comprar voto, não fiz festa para ninguém, para quem quer que seja e, dentro dos autos, eu tenho prova de que eu não tive participação em nada", fala, sobre a decisão da Justiça que cassou sua candidatura. "Se houve alguma coisa, não foi com minha autorização. Tenho certeza que o TRE-SP , ao analisar o nosso processo, irá reverter esta situação", ainda comenta sobre os recursos interpostos por sua defesa.

No que diz respeito ao próximo mandato, pontua que a prioridade é dar continuidade ao trabalho que já vem desenvolvendo. "Temos um problema seríssimo, que envolve o meio ambiente, que se trata do lixo. Também precisamos de mais casas populares urgentemente. Sem falar no núcleo industrial, que pretendemos implantar no ano que vem, se assim Deus permitir", relata, sobre as suas pretensões de trabalho.

Além de Padovan e Carlão, foram diplomados pelo município de Pirapozinho, os vereadores: Cida da Psiquiatria (PPS), Lucas Padovan Santos Pavani (PSL), Odilo (PTB), Elizeu do Turco (DEM), Claudinei Dinello (PSDB), Berbert (PSDB), Mara Enfermeira (PSL), Jurandir O Companheiro (DEM), Valter Inacio de Medeiros (PR), Claudecir Marafon (PDT) e Fabio Roque (PR).

 

Estrela do Norte


Em Estrela do Norte, o futuro prefeito Cícero Cirino da Silva, Cabeção (PSDB), se diz preparado para enfrentar desafios financeiros. Afirma que os cofres públicos estão com dívidas de pelo menos R$ 8 milhões. E isso pode ser constatado por uma negociação que é feita atualmente pela administração municipal e a Elektro, concessionária de energia que atende a cidade. Ainda, para complicar a situação, o atual chefe do Executivo, Hélio Lima dos Santos (PTB), foi afastado e reconduzido ao cargo por duas vezes, somente em novembro. O motivo do afastamento está vinculado a possíveis atrasos da Prefeitura à CEF (Caixa Econômica Federal), relacionados a empréstimos consignados de funcionários públicos e a suposto crime de responsabilidade e improbidade administrativa, por aquisição de combustível sem licitação, em um posto de Sandovalina, dentro do período eleitoral.

"Sei que vai ser difícil para tentar acertar a situação, mas vou conseguir. Vou pedir ajuda para Deus e para a Câmara Municipal para ver ser conseguimos reverter o cenário lá. Com trabalho em conjunto dá para mudar essa situação. Tenho certeza que daqui quatro anos, quando eu entregar a Prefeitura, a dívida não vai ter subido R$ 1. Ou ela abaixa ou fica na mesma, mas subir não sobe", comenta, ao lado do vice eleito, Dehon Aparecido Toso (SD).

De Estrela, os vereadores diplomados foram: Mario Martins (SD), João Augusto (PPS), Marcelo Ripão (PTN), Mario Gonzaga (PTB), João Jaques (PSDB), Van (PSDB), Milton Vicente (PSDB), Zé Buchinha (PTB) e Vilma Figurinha (PTB).

 

Narandiba


Ao lado do vice, Danilo Carvalho dos Santos (PSL), Itamar dos Santos Silva (PSDB), futuro chefe do Executivo de Narandiba, se disse confiante. "Sabemos das dificuldades previstas para 2017, por conta da situação econômica e política que o país está passando, mas temos expectativa grande de fazer uma boa administração. Temos equipe preparada e vamos focar em um trabalho bem planejado, principalmente na saúde e na educação, bem como na geração de emprego, para que possamos fazer o nosso papel da melhor maneira. Vamos conseguir um bom trabalho", declara.

Além deles, receberam os diplomas os nove vereadores escolhidos de Narandiba: Genivaldo Cupertino Bispo (PR), Luiz Carlos da Van (PROS), Alex do Pedro Limão (PTB), Paulinho Garcia (PEN), Geninho do Caminhão (PSL), Samoel Cabrera (PSDB), Ciro Bispo (PPS), Ivani (PSDB) e Neno (PSDB).

 

Sandovalina


Eleita prefeita em Sandovalina, Amanda Lima de Oliveira (DEM) também foi diplomada ontem, junto ao vice, Lucio Jose de Medeiros (PMDB), também cassado pela Justiça por supostamente ter distribuído cerveja de forma gratuita durante um comício realizado na cidade, na campanha eleitoral de 2016. Ele também aguarda julgamento de recurso no TRE-SP. "Estou feliz e confiante. Nossa prioridade de governo será a saúde, a educação e o bem-estar para toda a população. Vamos fazer a cidade evoluir de novo", comentou Amanda, em nome da chapa.

Ainda, no município, a Justiça determinou nesta semana a indisponibilidade dos bens do atual prefeito, Marcos Roberto Sanfelici (PSDB), bem como de outras 12 pessoas citadas em uma ACP (ação civil pública) movida pelo MPE (Ministério Público do Estado). Eles estão envolvidos em um suposto esquema de aquisição de combustível com verbas da administração municipal, deflagrado durante a Operação Tanque Cheio, da Polícia Civil e da Promotoria.

Ontem, os vereadores eleitos em Sandovalina também receberam seus diplomas. São eles: Loro (PSD), Cabeção da Irmã Cleuzinha (PTB), Jaqueline do Alan (PSDB), Drª Mônica Veterinaria (PMDB), Le da Amanda (PRB), Heriton Gordo (PMDB), Marcelinho Bom Pastor (PSB), Henrique Rocha (PSB), e Nel da Saúde (PSB).

 

Tarabai


Em Tarabai, o próximo mandato terá como prefeito José Roque da Silva Lira, Roque da Farmácia (PSD), que será acompanhado do seu vice, Ricardo Otaviano dos Santos (SD). "A expectativa é grande. Vamos com muita força de vontade, com um bom secretariado, focando, principalmente, na educação e na saúde. Dificuldade temos, não só no nosso município, mas é trabalho, ou seja, temos que ir à luta, cortar gastos e seguir em frente", diz.

Além deles, foram diplomados os vereadores eleitos: Edson Pinaffi (PTB), Zé Marcos (PV), Vá (PSDB), Juliano Damacena (PSD), Marquinhos do PT (PT), Marcio Roncolato (PPS), Abimael (PSD), Edgar (SD) e Tia Rosinha (PHS).

 
Publicidade

Veja também