A Polícia Militar Rodoviária abordou um GM/Corsa, na manhã de ontem, por volta das 11h30, no qual foram encontrados 123 filhotes de papagaio e mais três filhotes de tucano (totalizando 126 aves) que eram transportados dentro de caixas de madeira, no veículo que seguia de Ivinhema (MS) para São Paulo.
O automóvel, com placas de São Paulo, foi parado pelos policiais na Rodovia Olímpio Ferreira da Silva (SP-272), próximo a Pirapozinho, e o condutor do carro teria alegado que seguia de Ivinhema (MS) para a capital paulista, mas não informou à polícia a origem dos animais nem se receberia alguma quantia pelo transporte dos pássaros.
Após a localização das espécies, uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi acionada e compareceu na Delegacia da Polícia Civil de Pirapozinho, onde foram confeccionados dois autos de infração ambiental. Um deles no valor de R$ 126 mil, por conta do transporte de animais da fauna silvestre sem autorização do órgão competente, e outro no valor de R$ 759 mil pela prática de maus tratos aos animais, devido à precariedade no transporte.
Além disso, os policiais informam que as multas foram aplicadas em dobro, pois o suspeito iria comercializar as aves. "Cabe salientar que uma ave já estava morta, e que o envolvido já foi autuado outras sete vezes por vários crimes ambientais", completa nota enviada pelo Setor de Comunicação da Polícia Militar Ambiental.