Polícia resgata cão que foi castrado em república de estudantes

Procedimento cirúrgico no animal foi gravado por estudantes de Medicina Veterinária, e divulgado em uma rede social

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 15/06/2021
Horário 08:31
Foto: Polícia Militar Ambiental
Animal foi resgatado após denúncias de maus-tratos
Animal foi resgatado após denúncias de maus-tratos

Na noite de ontem, a 3ª Companhia de Policiamento Ambiental resgatou um cachorro que havia sido castrado numa república de estudantes que fica no Jardim Vale do Sol, em Presidente Prudente. De acordo com a corporação, a guarnição foi ao local após denúncia de maus-tratos a animal doméstico. 

O procedimento cirúrgico foi gravado e publicado em uma rede social, informação que também foi levada ao conhecimento dos militares. Quando a equipe chegou ao endereço, os responsáveis já não estavam mais na residência, somente os animais de estimação. 

No quintal, foram encontrados dois cães, sendo um deles de cor branca, raça labrador, que ainda estava sedado e com dificuldade de locomoção. No corpo do animal foi verificado que havia uma sutura próximo ao órgão genital, após ter sofrido castração. 

Ainda na casa, foi localizada a mesa onde foi feito o procedimento cirúrgico, bem como os materiais utilizados como luvas cirúrgicas, gazes sujos de sangue, embalagens com agulhas, fio de sutura, seringas e em uma lata de lixo o testículo do animal. 

Conforme a Polícia Ambiental, um médico veterinário acompanhou a ocorrência, bem como um membro do Conselho Municipal de Proteção Animal e presidente do grupo de proteção animal “Beco da Esperança”, que ficou responsável pelo cão até sua total recuperação.

O capitão Julio César Cacciari de Moura, comandante da 3ª Companhia, esteve no local e participou do resgate.

“Os indivíduos filmaram, publicaram, de maneira que zombam até do animal, do sofrimento que causam, e essa prática configura maus-tratos”, explica. “Esses indivíduos covardemente fugiram do local, mas a Polícia Ambiental já elaborou o auto de infração e a Polícia Civil através de inquérito irá apurar e responsabilizar cada um deles”.


Polícia Militar Ambiental - Responsáveis não estavam mais na residência quando os militares chegaram

Castração irregular

Os envolvidos são estudantes do curso de Medicina Veterinária da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que se manifestou “totalmente contra” a prática do procedimento fora do hospital veterinário. Conforme a universidade, parte dos indivíduos que participaram do procedimento fora do ambiente acadêmico, já foi identificada.

Ainda segundo a Unoeste, desde o momento que foi informada sobre o caso, gestores da instituição juntamente com os departamentos jurídico e de segurança estão em contato com as autoridades policiais e, desde a manhã de hoje, realizam uma reunião interna para definir as medidas cabíveis com relação aos estudantes identificados.

Leia o comunicado divulgado pela universidade ainda ontem:

“Em razão de fotos e vídeos divulgados nas redes sociais de uma castração irregular de animal fora do ambiente da universidade, provavelmente em local domiciliar. Informamos que não compactuamos e repudiamos atitudes que denigram a saúde mental e física de qualquer ser vivo. Temos, inclusive, Comitês de Ética que regulam todo o tratamento com animais na universidade. Mesmo que tal fato tenha ocorrido fora do ambiente acadêmico, se comprovado ato ou crime, os estudantes estarão sujeitos às penalidades da lei e do regimento geral da instituição. Lembramos que a Unoeste é referência no atendimento a animais de pequeno e grande porte na região. Seus serviços colaboram para o bem-estar dos animais e consequentemente do ser humano. Trataremos o caso com toda a atenção merecida”. 


Reprodução/Instagram - Procedimento foi gravado e publicado na internet

Comoção nacional

Luisa Mell, conhecida nacionalmente pela defesa das causas animais, tomou conhecimento da ocorrência e falou sobre o assunto em suas redes sociais, onde se mostrou indignada com a situação. Assim como a ativista, o deputado estadual, Delegado Bruno Lima (PSL), defensor dos animais, também repudiou o fato.

O CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária) publicou uma nota em que lamentou o “nítido sofrimento” do animal.

“Os estudantes não são passíveis de sanção do CRMV-SP, entretanto, foi solicitada às coordenações dos cursos de Medicina Veterinária e de Zootecnia da Unoeste a adoção de providências cabíveis em relação aos identificados”, salienta. 


Polícia Militar Ambiental - Testículo do animal estava na lata de lixo


Polícia Militar Ambiental - Materiais utilizados na cirurgia foram encontrados na residência

SAIBA MAIS

Após denúncia, policiais salvam animal vítima de maus-tratos

Cão é encontrado desnutrido, em condições de maus-tratos

Denúncia leva policiais a salvarem cães vítimas de maus-tratos
 

Publicidade

Veja também