Na manhã desta sexta-feira, a Polícia Civil de Pauliceia resgatou um cão, vítima de maus-tratos, em uma residência, no bairro Porto. De acordo com a polícia, o animal, um macho sem raça definida, foi encontrado na área externa da casa, preso por uma corrente, exposto à chuva, infestado de carrapatos e em aparente estado de desnutrição.
A polícia chegou ao local após uma denúncia. A equipe, acompanhada por um representante de uma ONG (organização não governamental) de proteção animal, constatou que o animal estava sem alimentação adequada, submetido a condições insalubres e com claros sinais de negligência.
Durante a ação, o tutor do animal não estava presente. Diante das evidências do crime de maus-tratos, o animal foi encaminhado aos cuidados da ONG e deverá receber atendimento veterinário.
Agora, o tutor será notificado para prestar esclarecimentos na delegacia e poderá responder pelo crime de maus-tratos a animais, previsto no artigo 32 da Lei nº 9.605/98. A pena para esse tipo de crime inclui reclusão, especialmente em casos que envolvem sofrimento ou crueldade extrema.
A Polícia Civil lembra a população da importância de denunciar situações de maus-tratos. A colaboração da sociedade é fundamental para combater a violência contra os animais e garantir que os responsáveis sejam punidos.
Foto: Cedida
Animal estava sem alimentação adequada, submetido a condições insalubres e com claros sinais de negligência