O CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), sediado em Presidente Prudente e responsável por todos os municípios do oeste paulista, celebrou, nesta quarta-feira, 20 anos de sua inauguração. O órgão, que define a região como a mais segura do Estado, em função dos baixos índices criminais acumulados ao longo dos anos, encerrou 2024 com um desempenho “notável” do seu Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), com 598.040 atendimentos feitos pelos telefones 190 e 193. Ainda no ano passado, foram presas 5.189 pessoas, uma média de 14 detenções por dia.
O Copom ainda catalogou em todo o ano passado, no oeste paulista, 226.482 ocorrências cadastradas; 63.328 orientações ao público; 22 desengasgamentos de bebês por telefone; além de 24.664 consultas criminais via Sistema Órion - ferramenta desenvolvida pela corporação para integrar informações criminais e atender demandas sociais.
Foto: Reprodução/CPI-8
No ano passado, 22 desengasgamentos de bebês foram feitos por telefone, através do Copom
“Com dedicação, eficiência e tecnologia avançada, a Polícia Militar de São Paulo continua garantindo a segurança e proteção da população”, ressalta o CPI-8, que divulga que dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) indicam que, de janeiro a novembro de 2024, o oeste paulista registrou redução nos índices de furtos, furtos de veículo, homicídios dolosos, roubos diversos e roubos de veículos. “Durante esse período, foram apreendidas 295 armas de fogo e recuperados 383 veículos furtados ou roubados. Foram presas 5.189 pessoas, sendo 2.710 em flagrante e 1.834 por cumprimento de mandados, além da apreensão de 645 adolescentes, resultando em uma média de 14 prisões diárias”, destaca a instituição.
“Esta produtividade é resultado de abordagens e fiscalizações constantes na área do CPI-8, fruto de treinamentos e procedimentos que auxiliam no combate à criminalidade e na proteção das pessoas”, complementa.
Em festa
Para comemorar os 20 anos do CPI-8, uma solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira, no Teatro Cesar Cava, na capital do oeste paulista. Durante o evento foram promovidas entregas de Láureas do Mérito Pessoal e Medalha Valor Militar, homenageando profissionais que se destacaram no desempenho de suas funções, bem como as “Challenge Coins” do CPI-8, sem deixar de mencionar as homenagens aos ex-comandantes e policiais que marcaram a trajetória de duas décadas da unidade.
São subordinados ao CPI-8, o 18° BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), com sede em Prudente; o 25º BPM/I, em Dracena; o 32º BPM/I, em Assis; assim como o 42º BPM/I, em Presidente Venceslau; e o 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia). “Esses batalhões cobrem uma população aproximada de 1,2 milhão de habitantes em 67 municípios do oeste paulista e da Nova Alta Paulista”, detalha a corporação.