A Polícia Civil registrou quatro ocorrências de crimes eleitorais no oeste paulista ao longo do 1º turno das Eleições 2022 neste domingo. Todos os casos estão relacionados à entrega de santinhos, o que é ilegal após às 23h do dia que antecede o pleito eleitoral.
De acordo com a corporação, a notificação da primeira ocorrência ocorreu em Presidente Venceslau, onde, na madrugada do domingo, por volta da 1h, três mulheres foram abordadas entregando santinhos e submetidas a termo circunstanciado.
O segundo caso de boca de urna foi registrado em Salmourão, às 8h30. Segundo a Polícia Civil, a autoria da entrega de santinhos é desconhecida e está em investigação. Uma hora e 20 minutos depois, foi registrado o terceiro caso de boca de urna, desta vez em Rancharia, onde um homem foi flagrado entregando santinhos e, na sequência, submetido a um termo circunstanciado.
Por fim, o último registro de crime eleitoral, na região de Presidente Prudente, ocorreu às 14h34 em Junqueirópolis. As partes foram pegas no ato da entrega de santinho. Após detidas, prestaram declarações e foram liberadas.
Segundo a Polícia Civil, todos os eventos com esclarecimento de autoria são submetidos a procedimento de Polícia Judiciária, com abertura de termo circunstanciado ou de inquérito policial. As ocorrências são judicializadas e, na sequência, direcionada à Justiça Eleitoral.