Mais de 60 pássaros de diversas espécies foram apreendidos nesta quarta-feira pela Polícia Civil, em Tupi Paulista. As aves estavam presas em 19 gaiolas, em uma residência cujo proprietário, 55 anos, não possuía autorização legal do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para criar ou manter os exemplares, que não tinham nenhum tipo de anilha de identificação, em cativeiro. Foi lavrado um termo circunstanciado e o suspeito se comprometeu a se apresentar à Justiça quando intimado.
Segundo a Polícia Civil, uma equipe da Polícia Técnico Científica foi acionada para periciar o imóvel e emitir um laudo que contribua com a continuidade das investigações em torno do caso. “Durante a ação policial, o homem relatou que parte dos pássaros foi comprada de terceiros, enquanto outros haviam sido capturados na natureza. Entre as espécies encontradas, estavam canários-da-terra, canários-do-reino, coleirinhas e tico-ticos”, relata o órgão.
“Os pássaros e as gaiolas foram apreendidos e permaneceram, por ora, sob a responsabilidade do infrator. A Polícia Civil notificará os demais órgãos ambientais sobre a ocorrência”, aponta o Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior).