Nesta segunda-feira, uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi até uma residência no Jardim Everest, em Presidente Prudente, atender uma denúncia de manutenção irregular em cativeiro de aves da fauna silvestre. Ao término da ocorrência, 14 aves foram resgatadas.
Chegando ao local, os policiais afirmaram que fizeram contato com o morador, um homem de 75 anos, que autorizou a entrada e acompanhou a vistoria.
Nos fundos da residência foram encontradas 14 aves da fauna silvestre em cativeiro: cinco aves da espécie melro, quatro aves da espécie tietê, duas aves da espécie coleirinho, duas aves da espécie canário da terra e uma ave da espécie periquitão maracanã.
“Questionado, o homem informou não possuir qualquer documentação ou autorização para a manutenção dos pássaros em cativeiro”, afirmou a polícia.
Sendo assim, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental por manter espécimes da fauna silvestre nativa em cativeiro no valor de R$ 7 mil. Por estarem em estado bravio, as aves foram soltas em seu habitat natural, com exceção do periquitão maracanã que ficou com o envolvido a título de depositário fiel.