A manhã de hoje foi de celebração em Presidente Prudente. Em alusão ao Dia da Árvore e ao Dia do Policial Militar Ambiental, a 3ª Companhia de Policiamento realizou hoje o plantio de duas espécies no Parque do Povo, uma forma de simbolizar a data especial.
A ação faz parte da Operação Jequitibá – Gigantes da Natureza, que ocorre simultaneamente em todo o Estado de São Paulo entre hoje e amanhã.
Na capital do oeste paulista, o plantio contou com o auxílio de duas idosas e também de duas crianças, que simbolizaram a antiga e futura geração. Foram colocadas espécies de ipê, para de vaca, oiti e sete copas
Durante o evento, houve ainda a distribuição de panfletos informativos aos motoristas que passaram pela entrada do estacionamento do Parque do Povo, às margens da Avenida 14 de Setembro.
No material entregue, há informações sobre as datas celebradas, acompanhadas de jogos infantis e imagem para colorir.
Enquanto alguns militares realizavam a ação, outros foram deslocados para atendimentos de denúncias na cidade. Na operação estadual, estão empenhados mais de 1.320 policiais ambientais, 452 viaturas terrestres e 52 viaturas náuticas dos quatro Batalhões de Polícia Ambiental.
O Dia da Árvore é celebrado no dia 21 de setembro, e leva a denominação em razão da primavera, época em que as cidades ficam mais alegres devido ao colorido das flores. Já o Dia do Policial Militar Ambiental foi criado através da Lei nº 14.744, de 17 de abril de 2012.
Em comunicado, o coronel-PM Paulo Augusto Leite Motooka, comandante do Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, falou sobre a operação.
“O plantio de árvores feito nesta data em praças públicas, simboliza o grande esforço de todos policiais militares ambientais, na recuperação das matas queimadas neste sofrível período de estiagem”.
Segundo o coronel, a data alusiva ao Dia do Policial Ambiental merece “respeito” e “reconhecimento”.
“[São] valorosos homens e mulheres que diuturnamente fazem o policiamento urbano e rural, terrestre e aquático para levar segurança, saúde e qualidade de vida aos cidadãos, sobretudo, protegendo a fauna, a flora, e as belezas naturais, nelas incluídas nossas árvores”, salienta.
SAIBA MAIS
Homem é multado em R$ 15 mil por corte de árvores
Polícia autua idoso em R$ 20,1 mil por cortar 67 árvores
Cidade da Criança receberá plantio de 5.780 mudas de árvores