Assim como em todo o território paulista, a 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, sediada em Presidente Prudente, dá início, nesta quarta-feira, 17 de julho, data estabelecida como o “Dia do Guardião das Florestas”, à segunda fase da operação “Guardião das Florestas”, nos 53 municípios do oeste paulista. O objetivo da ação, conforme a corporação, é fortalecer a proteção e preservação das riquezas naturais através de diversas ações voltadas para a conservação da vegetação nativa, fiscalização de áreas degradadas e combate a atividades ilegais que ameaçam o meio ambiente.
A operação é desenvolvida em duas fases. A primeira, realizada entre os dias 8 e 14, envolveu o monitoramento técnico das áreas de vegetação, identificação de madeireiras e fábricas clandestinas de balões, e preparação de relatórios técnicos. Já nesta quarta e quinta-feira, a atuação será operacional por todas as unidades do policiamento rodoviário.
“O ‘Dia do Guardião das Florestas’ é uma homenagem ao personagem do folclore brasileiro, o Curupira, símbolo estadual de guardião das florestas e dos animais que nela vivem, conforme estabelecido pelo Projeto de Lei 40/1978, aprovado na Alesp [Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo]”, explica o órgão. “Ao longo dos anos, essa data ganhou ainda mais relevância, tornando-se também o ‘Dia de Proteção das Florestas’, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância desses ecossistemas”, complementa.