Responderá criminalmente por maus-tratos a animal doméstico, o proprietário de uma vaca, a qual foi encontrada pela Polícia Militar Ambiental, nesta quarta-feira, em um sítio no Assentamento Laudenor de Souza, em Teodoro Sampaio, caída no pasto nos fundos do lote, com escore corporal magro, sem condições de ficar em pé, e com uma das pernas traseiras com inchaço. A localização do bovino se deu após denúncia, quando o homem, 54 anos, foi multado em R$ 3 mil.
“O proprietário alegou que a vaca foi medicada precariamente, onde foi informado via fone por um veterinário da cidade qual medicamento administrar. Porém, a vaca veio a cair e não teve forças para se levantar, sendo que o envolvido não acionou um profissional habilitado para os devidos cuidados ou possível eutanásia. O homem ainda tentou levantar o bovino, que sem forças veio ao solo novamente”, destaca o policiamento ambiental.
Conforme o órgão, o animal foi apreendido, mas devido à ausência momentânea de local para destinação, permaneceu depositado com seu dono, que ficou responsável por providenciar cuidados de médico veterinário.