Foi inaugurada ontem, em Presidente Prudente, a nova sede da 3ª Companhia de Policiamento Ambiental, subordinada ao 2º Batalhão de Policiamento Ambiental. A solenidade ocorreu durante a manhã e contou com a presença de autoridades públicas municipais, estaduais e militares, representantes da sociedade civil, instituições, além de familiares de policiais homenageados.
“A estrutura é necessária para treinamento do policial, qualificação dos profissionais, e servir a sociedade. Nosso objetivo aqui é conseguir um policial cada dia mais bem preparado para que possa atender às demandas sociais”, afirma o capitão PM Julio César Cacciari de Moura, comandante da 3ª Companhia. A área de cobertura da corporação alcança 53 municípios, e por estar na divisa entre dois Estados, é considerada uma “região complexa”.
Isso porque, conforme Cacciari, ela é composta por um conjunto de rios de grande influência, com necessidade de proteção, tanto de natureza ambiental como de criminal, que contam também com unidades de conservação como o Parque Estadual Morro do Diabo, estações ecológicas como a Mico-leão-preto, Parque Estadual do Aguapeí e Rio do Peixe. “Toda essa necessidade de proteção deve ser empenhada hoje pela Polícia Ambiental no Estado de São Paulo, principalmente, por Presidente Prudente”, explica.
Para o tenente-coronel PM Antônio Carlos Siqueira Campos, comandante do 2º Batalhão, responsável por atender 186 municípios, a 3ª Companhia “tem crescido bastante” no trabalho de proteção, apreensão e destinação de animais, proteção da flora, e fauna ictiológica. “Posso resumir que tem sido exitosa a atuação do policiamento ambiental na região, e é isso que nós temos buscado”, expõe. O coronel PM Paulo Augusto Leite Motooka, comandante geral da Polícia Ambiental do Estado, participou do evento e parabenizou a atuação dos militares.
“Nosso planejamento estratégico tem basicamente se fundado em inteligência policial, comunicação social, conciliação ambiental [atendimento ao público], políticas públicas e o investimento nos recursos logísticos. E isso tudo levando o trabalho na ponta da linha. Há toda uma forma de fazer o planejamento para então direcionar as ações. E é por isso que aqui na região, esta unidade especificamente, tem dado resultados, atingido objetivos com muita tranquilidade”, salienta Motooka.
Durante a solenidade, foram entregues “Medalhas Valor Militar” a alguns policiais, com a finalidade de patentear o reconhecimento do Estado pelos bons serviços prestados. Conforme a corporação, é concessão do governador do Estado, precedida de processo administrativo e julgamento pelo Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo.
O reconhecimento foi instituído em 1953, por meio da Lei 2.248, de 14 de agosto daquele ano. A honraria é instituída em três graus: bronze, prata e ouro, outorgada para os policiais militares que contarem, respectivamente, com mais de 10, 20 ou 30 anos de serviço prestados de forma ininterrupta e exclusivamente nas fileiras da instituição.
SERVIÇO
A nova sede da 3ª Companhia está instalada às margens da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), km 563 Leste (antiga Codasp), no Jardim Satélite, em Prudente.
Foto: Polícia Militar Ambiental
350 - Nova sede fica no prédio da antiga Codasp, em Prudente
Fotos: Roberto Kawasaki
352. Militares foram agraciados com medalhas
353. Motooka, comandante geral, participou da solenidade