Durante uma ação de fiscalização náutica realizada nesta sexta-feira, no Rio Paranapanema, a Polícia Ambiental apreendeu 400 metros de redes de pesca instaladas irregularmente no trecho entre o Balneário Municipal de Euclides da Cunha Paulista e o limite do Parque Estadual Morro do Diabo.
A operação ocorreu no montante da UHE (Usina Hidrelétrica) de Rosana, região conhecida por sua biodiversidade aquática. O montante é a área onde se forma o reservatório, ou seja, a parte da usina que está mais próxima da nascente do rio
De acordo com a corporação, as redes do tipo “emalhar” foram identificadas sem a plaqueta de identificação obrigatória para profissionais autorizados e com extensão superior à permitida por lei. Durante a inspeção, os policiais ambientais encontraram aproximadamente 2 kg de peixes da espécie sardela presos nas malhas. Os animais, ainda vivos, foram imediatamente devolvidos ao rio.
A rede apreendida foi encaminhada à sede da Polícia Ambiental em Teodoro Sampaio, onde permanecerá sob custódia até a decisão judicial sobre o ocorrido.