Polícia Ambiental aplica R$ 11 mil em multas
Operação Paixão de Cristo, em Santo Expedito, resultou na fiscalização de 19 locais com vista à caça de passarinhos
Por meio da Operação Paixão de Cristo, realizada em Santo Expedito, a 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental emitiu R$ 11 mil em sete multas simples durante fiscalização em 19 locais com vista à caça de pássaros silvestres nativos e sua criação irregular. Segundo a corporação, dez viaturas e 23 policiais militares participaram da ação, que resultou ainda na apreensão de uma carabina calibre 22 e algumas munições intactas. Também foram apreendidos 30 pássaros, sendo cinco canários-da-terra-verdadeiros, sete pássaros-pretos, dois bigodinhos, um sabiá-poca, seis coleirinhos-papa-capim, oito trinca-ferros, um coleirinho-baiano e um papagaio-verdadeiro.

Ação investigou caça de aves silvestres e criação irregular
A maioria dos criadores de pássaros fiscalizados possuía pássaros com anilhas adulteradas ou abertas, fato que gera o crime de adulteração de selo público, previsto no artigo 296 do Código Penal e apresentação da ocorrência à Polícia Federal de Presidente Prudente.
Os pássaros foram soltos em seu habitat natural e somente três serão encaminhados à Associação de Proteção de Animais de Assis. Já a arma de fogo e o infrator foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Santo Expedito.