Poeta e instrumentista assinam autoria de hino de Pirapozinho

Canção que representará oficialmente o município é do músico Luiz Ramos em parceria com o poeta e advogado José Ricardo Narciso de Souza, ambos moradores da cidade

VARIEDADES - Oslaine Da Silva

Data 08/06/2017
Horário 12:17
Cedida, Hino nasceu a partir de um poema já escrito do advogado José Ricardo
Cedida, Hino nasceu a partir de um poema já escrito do advogado José Ricardo

Pirapozinho já tem o seu hino oficial instituído por concurso, anunciado seu resultado no dia 19 de maio pela administração municipal, por meio da Divisão Municipal de Esporte, Cultura e Lazer. A canção, que representará oficialmente o município é de composição do músico Luiz Ramos, 55 anos, em parceria com o advogado e poeta, José Ricardo Narciso de Souza, 56, ambos moradores da cidade. Nesta semana haverá uma cerimônia para divulgação do hino.

Nascido em Sandovalina, mas morador de Pirapozinho desde os 17 anos, José Ricardo diz que se sente honrado em fazer parte de mais esse fato da cidade que o acolheu como “uma mãe acolhe e alimenta mesmo aquele que não é seu filho de sangue”.

“Pirapozinho me deu trabalho, amor e família [minha esposa Ieda e minhas filhas Ana Beatriz e Camila]. Ou seja, tudo. Assim como uma mãe faz para um filho seu. Meu desejo é que as pessoas possam se identificar em algum momento e se emocionar de alguma forma ao ouvirem o hino. Que se sintam representadas na música! Aqui tive meu primeiro emprego, me formei em 84 pela Toledo Centro Universitário, montei meu escritório onde atuo desde 85. Trabalho como procurador na Câmara Municipal desde 2001”, exclama o poeta.

Nascido em solo pirapozense o multiartista, músico profissional, inscrito na OMB (Ordem dos Músicos do Brasil), Luiz Ramos, é instrumentista e arranjador, toca violão de 7 cordas, cavaquinho e bandolim reside até hoje em sua terra natal. Como instrumentista já acompanhou músicos e cantores brasileiros consagrados, como Jamelão da Mangueira, Zélia Duncan, Maurício Carrilho, Luciana Rabelo, Nailor Proveta, entre outros. Como arranjador e diretor musical participou em duas edições da Virada Cultural Paulista e em vários shows apresentados no Sesc Thermas e Centro Cultural Matarazzo, ambos de Presidente Prudente.

Segundo ele, a composição do hino do município de Pirapozinho foi toda feita em parceria com o amigo de juventude, José Ricardo, ambos participantes de um movimento artístico/cultural local denominado “Clube do Meio”, hoje “Clube do Meio Artístico”, liderado pelo atual delegado da OMB-Regional Presidente Prudente, Jotacê Cardoso.

“O hino foi composto a partir de um poema de autoria de Zé Ricardo que, um tanto extenso, precisou ser adaptado para uma versão mais sintética e cantante. Fomos juntos, adaptando e moldando a linguagem musical conforme o teor do poema. E, por vezes, alterando a letra para se adaptar ao ritmo e linha melódica. Acima de tudo fizemos com o coração para homenagearmos nossa cidade”, ressalta o músico, que no momento trabalha os arranjos para a gravação nas versões coral e orquestrada da composição.

 

Cerimônia oficial

Segundo a dirigente municipal de educação, Dilaine Carrijo Daleffe Pereira, também componente da comissão organizadora, a composição preencheu os requisitos propostos no regulamento do concurso, divulgado neste impresso no período de inscrição de 28 de março a 20 de abril. Segundo ela, o resultado do concurso será oficializado até o fim da semana, quando será entregue o Certificado de Mérito “Desbravadores” aos coautores do hino oficial do município. A cerimônia com data ainda a ser definida será realizada no auditório do Centro Cultural Rosa Vantini Martinez, com horário previsto para as 20h. Além da oficialização junto à Câmara Municipal, o hino será gravado nas versões coral e orquestrada com divulgação programada para a 29ª Fejupi.

“É uma satisfação finalmente oferecer à nossa cidade uma canção que a represente. Parabenizamos os autores e agradecemos o excelente trabalho da Comissão Organizadora”, expôs o prefeito Orlando Padovan (DEM), por meio da Assessoria de Imprensa que lembra que o concurso para a escolha do hino é uma das ações do governo municipal acompanhando a temporada cultural promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) e a 15ª Semana Nacional de Museus (15 a 21 de maio).

 

Parecer dos julgadores

Um dos membros da comissão julgadora do hino foi o maestro Sérgio Alan de Souza. Desde 1994, instrumentista e regente em várias bandas regionais como a Banda Sinfônica Municipal de Presidente Prudente, Banda Municipal de Martinópolis, Banda Marcial da Escola Tannel Abbud, Orquestra Filarmônica Triunphal, entre outras.

“Os autores apresentaram letra e música em perfeita harmonia. Encaixe do fio melódico ao desenho textual, rítmico, com equilíbrio e maestria... O município ganha uma verdadeira obra prima. Um trabalho memorável”, salientou o maestro.

Com respeito aos aspectos linguísticos, a professora de Língua Portuguesa, Arlete Piai, da Escola Língua Brasileira de Presidente Prudente, além de não apontar qualquer erro na composição, ao final, destacou:  “letra linda de uma música também muito linda, para homenagear Pirapozinho”.

Julgando as questões históricas e socioculturais, a antropóloga Ruth Künzli, professora Emérita da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente comentou também outros aspectos: “O texto é bom e fala bem da história de Pirapozinho. A letra é adequada, nada muito formal ou informal, sem se tornar maçante é fácil para ser decorada pelos cantantes”.

 

HINO DE PIRAPOZINHO

Autores: Luiz Ramos e José Ricardo Narciso de Souza

Esta terra no oeste encravada,

Mata virgem, inóspito sertão.

Com suor, sem temor desbravada,

Ao surgir, Patrimônio São João.

No seu pequeno rio caudaloso,

Vendo o índio o peixe saltar,

Deu o nome ao riacho formoso

E este chão hoje venho exaltar.

Pirapozinho, terra querida,

“Cidade Joia” sempre a brilhar.

Teu povo é forte, teu solo é vida,

És minha história, meu chão, meu céu, meu lar!

Mãe bondosa não negou seu seio.

Solo fértil de tudo produziu.

O trabalho de quem aqui veio

Ao progresso sempre a conduziu.

Os seus filhos e outros que a vida

O seu colo e sua mão estendeu,

Dando frutos, calor e guarida

Beijam este chão que Deus nos deu!

Pirapozinho, terra querida,

“Cidade Joia” sempre a brilhar.

Teu povo é forte, teu solo é vida,

És minha história, meu chão, meu céu, meu lar!

Publicidade

Veja também