Liberdade (ou a falta dela), sentimento, individualismo e competitividade são alguns dos temas tratados no livro, "Além dos limites", da escritora prudentina Maria Aparecida Pereira de Souza, que será mostrado ao público hoje às 19h30, no estande da APE (Associação Prudentina de Escritores). "O meu principal objetivo é despertar o pensamento e a reflexão sobre estes temas, pois não existe uma verdade absoluta", explica a autora. "Eu retrato um sentimento meu, como, por exemplo, quando eu coloco o que estava sentindo no momento em um amigo morreu", detalha, revelando que seus poemas, de certa forma, funcionam como fotografias da sociedade.

Maria Aparecida apresenta hoje, seu novo trabalho no Salão
Além disso, ela propõe uma nova poesia, que critica o individualismo, os bajuladores e, ao mesmo tempo, retrata a sensibilidade da autora a respeito do universo ao seu redor. "Hoje a poesia está diferente, não é mais só algo que retrata a dor de um amor perdido, ela tem sentimento também, mas apresenta uma análise, cujo objetivo é despertar o pensamento crítico nos leitores", explica Maria Aparecida.
Cegueira e liberdade
"Olhos que não enxergam / Que não conseguem ver / O que está ao lado... / Apenas buscam ver / além do próprio lado" (Cegueira da Alma, Página 56). A cegueira de uma sociedade, muitas vezes incapaz de perceber aquele que está ao seu lado, é um dos apontamentos, feitos Maria Aparecida em seus poemas. "Meu objetivo é que os leitores possam se atentar para situações como esta, pensarem nisso", reflete a poetisa.
"Ainda / Há a liberdade cerceada por regras / impostas pela sociedade / Há liberdade cerceada / Pelos nossos próprios limites / Enfim.../ Existe liberdade / Para se ter liberdade?" (A Liberdade, Página 70). A discussão sobre os limites da liberdade, impostos pelas regras sociais e, em alguns casos, pelo próprio indivíduo, também recebe destaque na obra de Maria Aparecida. "Eu falo da liberdade em um sentido amplo, que, de fato, é uma liberdade restrita", completa a escritora.
No mesmo dia e horários do lançamento de "Além dos limites", da escritora, nascida em Martinópolis e que vive em Presidente Prudente há mais de 30 anos, também serão lançados os títulos: "Irmãos inimigos", de Ney Vilela, no Espaço Papo de Autor e "Educação e formação humana: interlocuções críticas e dialéticas", dos professores Silvia Rodrigues e Irineu Aliprando Tuim Viotto, no Espaço Era Uma Vez.
PROGRAMAÇÃO DE HOJE
Horário Atividade Espaço
Das 9h às 17h Contação de histórias Espaço Era uma Vez...
9h Literando com os autores Regina Preito / Itamar Xavier e alunos do Lar Santa Filomena Espaço Papo de Autor
10h Apresentação de circo (Programa Cidadescola – EM Domingos Ferreira de Medeiros) Área Externa
10h Supera Espaço Cultural
10h30 Literando com o autor Itamar Xavier e alunos da EE Fioravante de Menezes e EE Florivaldo Leal Espaço Papo de Autor
13h Dança (Programa Cidadescola – EM Vila Alvarez Gonçalves) Espaço Cultural
14h Literando com a autora Maria Aparecida Girotto Rodrigues e alunos da EE Fernando Costa Espaço Papo de Autor
18h Lançamento Literário "Ronald Golias – O gigante do humor", de Luis Carlos Barbano Ronald Golias Espaço Papo de Autor
19h Relatos de Experiências: contadores de histórias Espaço Cultural
19h30 Lançamento Literário: "Irmãos inimigos" – Ney Vilela Espaço Papo de Autor
19h30 Lançamento Literário: "Além dos limites" – Maria Aparecida Pereira de Souza APE
19h30 Lançamento Literário: "Educação e formação humana: interlocuções críticas e dialéticas" – professora Silvia Rodrigues e professor Irineu Aliprando Tuim Viotto Espaço Era Uma Vez...