O lançamento do podcast “Ela Pode”, o mais novo projeto dos cursos de Negócios e Tecnologias da Toledo Prudente Centro Universitário, promete agitar os apaixonados por empreendedorismo. Desenvolvido por Juliene Aglio e Tarcísio Coelho, docentes do curso, o programa recebe, nos estúdios do Podcast Lab, a empresária Paula Pretti, estreando o episódio que foi ao ar ontem, no Spotify.
Com o objetivo de relembrar a trajetória empreendedora de mulheres dos cursos de Negócios e Tecnologias, o projeto “Ela Pode” também discute sobre questões relacionadas a gênero, ao desenvolvimento da carreira e à superação de obstáculos, como forma de inspirar outras mulheres.
Pensando nessa representatividade, a convidada para o bate-papo do primeiro episódio é Paula Pretti, egressa do curso de Administração da Toledo Prudente e atual sócio-proprietária de uma empresa familiar no ramo de acessórios e semijoias, ativa no mercado prudentino há mais de 30 anos, a Bijoux Box. Paula também é influencer digital, somando mais de 16 mil seguidores em seu perfil no Instagram, além de atuar como consultora de moda e estilo.
“Eu sempre acreditei muito no poder de um podcast, porque eu vivi essa experiência na pele. Quando eu estava em um momento bem difícil da minha carreira, eu escutei o podcast de uma pessoa que estava transitando de área e isso mexeu comigo. Eu fui inspirada a mudar de atitude. Por isso, eu gostaria, também, de poder falar e inspirar outras pessoas, oportunidade que estou tendo agora”, afirma Paula.
Uma pesquisa realizada pela Globo, em parceria com o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), confirma a alta dos programas produzidos sob demanda. Segundo o estudo, 57% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter começado a ouvir podcast em meio à pandemia, acrescido de 31% do grupo de 47% que já ouviam, mas passaram a ouvir mais, no período mencionado.
O lançamento do projeto aconteceu na manhã de ontem, data que antecedeu o Dia Internacional das Mulheres. Para Juliene Aglio, professora do curso de Administração da Toledo Prudente e idealizadora do “Ela Pode”, o momento não poderia ser melhor, já que os temas abordados nos episódios se relacionam com o público feminino, em especial, o universo dos negócios.
“A expectativa é muito boa. Nós começamos com uma pessoa que, hoje, é uma referência na cidade. Ela representa, obviamente, as profissionais da área dela, mas não somente: representa mulheres que passaram por transições e mudanças de carreira, além de mulheres da cidade e região que têm interesse de se desenvolver e crescer profissionalmente”, observa Juliene.
E não é para menos. Dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontavam, em 2020, a crescente presença feminina nos negócios. Segundo análise, o Brasil era o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo, totalizando 48% do total ou 30 milhões delas.
Outro dado, da RME (Rede Mulher Empreendedora), demonstrou que, também em 2020, em meio à crise sanitária ocasionada pela pandemia de Covid-19, houve um aumento de 40% no número de novas empreendedoras no Brasil, ainda que movidas pela necessidade.
Nesse sentido, o projeto de podcast “Ela Pode” vem ao encontro dessas discussões e apresenta, com sensibilidade e respeito, histórias de mulheres que estão construindo sua jornada no mercado de Presidente Prudente e região.
“Esse é o primeiro episódio de muitos que estamos pensando. Vários temas relacionados ao empreendedorismo feminino, que é um assunto atual e, ao mesmo tempo, de necessária ressignificação”, aponta Tarcísio Coelho, docente da Toledo Prudente Centro Universitário e idealizador do projeto, que tem veiculação periódica, na plataforma Spotify.
SERVIÇO
Ouça o primeiro episódio do “Ela Pode”
https://open.spotify.com/show/3g74jOEZZ6mKe5gt9mTU4A