Plantio de árvores reúne 120 pessoas
Atividade foi realizada na manhã de ontem, em uma área verde da Avenida Castro Alves, no Parque dos Pinheiros, em Machado
Cerca de 120 pessoas, entre crianças e adolescentes de 9 a 15 anos, participaram do plantio de mudas de árvores nativas em uma área verde da Avenida Castro Alves, ao lado do campo municipal do Parque dos Pinheiros, em Álvares Machado, na manhã de ontem. A ação ambiental foi promovida pela Divisão de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da cidade, em parceria com os catequistas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Segundo o diretor da Divisão, Marcio Rogério Pontes, o trabalho é alusivo ao Dia Mundial da Água, que será celebrado em 22 de março.
Mudas de espécies nativas foram plantas na área ao lado do campo municipal do bairro
"As árvores promovem a evapotranspiração, que formam nuvens na atmosfera, resultando em precipitações de chuvas, mantendo bons níveis nos reservatório de água", explica. "Além disso, elas nos dão sombra e amenizam as altas temperaturas", acrescenta.
O evento também tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância de preservar a natureza e mobilizar os jovens, orientando-os desde cedo.
A coordenadora geral da catequese, Eclair Santina dos Santos, enfatiza que a ação vem ao encontro da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica, que trata dos biomas brasileiros e demais questões ambientais para o bem-estar geral dos seres vivos e da natureza. "Este trabalho aguça o sentido de responsabilidade neles e fortalece a ação em conjunto. Depois de plantadas as árvores, os catequistas irão se organizar para aguar as mudas semanalmente, até que elas se tornem resistentes", expõe.
Marcela Cordeiro, 11 anos, achou a experiência válida. "É muito bom participar. A causa é boa e a gente acaba se divertindo", relata.
A colega Isabella Bianca Nascimento concorda. "Fazemos um ato simples que beneficia todos e colabora para um sadio e completo ciclo da natureza", conclui.