Planta da Cocal em Narandiba é vencedora no Fórum Mundial do Biogás

Evento aconteceu na última semana na cidade de Birmingham, na Inglaterra; instalação começou a operar no final de 2021, com capacidade de produção de até 25 mil m³ por dia

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 16/07/2024
Horário 16:37
Foto: Cedida
Planta da Cocal foi eleita campeã no principal fórum do setor de biogás no mundo
Planta da Cocal foi eleita campeã no principal fórum do setor de biogás no mundo

O “The World Biogas Summit 2024” aconteceu na última semana na cidade de Birmingham, na Inglaterra, e abordou os principais cases de produção do gás renovável e sua respectiva importância na descarbonização da matriz energética global.  A planta de biogás da Cocal, localizada em Narandiba, foi a vencedora no AD and Biogas Industry Awards, na categoria “Melhor planta de biogás acima de 1 MWe equivalente” (awards.adbioresources.org/2024-winners).

"Com investimento de R$ 150 milhões, a planta representa o esforço da Cocal na busca por fontes de energia limpa e soluções para a transição energética", aponta a empresa. A operação da planta começou no final de 2021 com capacidade de produção de até 25 mil m³ de biometano por dia.

Segundo a Cocal, o biogás é produzido a partir da biodigestão da vinhaça e da torta de filtro – resíduos nobres da cana-de-açúcar. Parte desse biogás é purificada para produção do biometano: um gás verde que atua como alternativa sustentável nos veículos, residências e atividades industriais. A outra parte é transformada em energia elétrica. 

“Desde o início de sua operação, a nossa planta industrial tem sido um exemplo - para empresas do nosso setor e de outros segmentos - de como podemos transformar resíduos nobres da cana-de-açúcar em biometano, uma solução energética verde que impulsiona a transição para um futuro mais sustentável. Este reconhecimento internacional é um testemunho do talento e dedicação da nossa equipe durante esses anos de muito aprendizado”, conta o diretor industrial da Cocal, Geraldo Borin.

“O biometano representa a inovação e a redução na pegada de carbono das empresas. Nosso negócio tem um papel importante para mitigar o problema das mudanças climáticas”, afirma o CEO da Cocal, Luiz Scartezini.

As experiências vividas na planta de Narandiba serão expandidas. A Cocal segue com as obras para sua nova planta de biogás no município de Paraguaçu Paulista (SP), que recebeu a primeira usina da empresa em 1980. Uma planta com investimento de R$ 216 milhões (com apoio do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), tecnologia da parceira Geo bio gas&carbon e produção 100% voltada para o biometano, com capacidade de até 60 mil m³ por dia durante a safra. A previsão é de que a planta comece sua operação em abril de 2025.

Publicidade

Veja também