Já atendendo produtores e produtoras rurais, a cooperativa de crédito Sicredi Rio Paraná PR/SP já tem recebido as propostas de financiamento para o Plano Safra 2021/2022, que vai até o final de junho do próximo ano.
Diretor executivo da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Vanderlei Oliveira, informou que serão disponibilizados R$ 150 milhões em recursos para a região de Presidente Prudente (SP). “A expectativa é muito positiva para o Plano Safra. Afinal, o agronegócio deu importante contribuição para o PIB e para o desenvolvimento do Brasil. E, consequentemente, na nossa região, o agronegócio a cada ano cresce mais”, disse Vandelei ao Oeste Agropecuário, de O Imparcial, e ao programa de rádio “Agro & Negócios”, domingo, às 7h, na Rádio 101 FM.
Ao todo, 13 agências da região de Presidente Prudente e as outras 17 no Estado do Paraná estão à disposição dos empreendedores do campo. Só a cidade de Prudente tem duas. “Teremos todas as opções que atendem aos produtores: custeio, comercialização, investimento, linhas de crédito de longo prazo pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o pré-custeio, que é a antecipação de recursos, com mais facilidade, mais ágil e menos burocrática. Enfim, atendemos a todas as linhas e modalidades como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e Pronamp (Programa de Apoio ao Médio Produtor Rural), enfim”, destacou ele.
Vanderlei Oliveira fala com entusiasmo do crescimento da Sicredi no Brasil. “Quem não é associado, venha e conheça as vantagens de trabalhar conosco. É um sistema que cresce a cada ano. Atendemos empresas, indústrias, comércio em geral e temos um carinho especial ao agronegócio.” A cooperativa é parceira do agronegócio há mais de um século e, atualmente, é a segunda maior instituição financeira do Brasil em crédito rural.
“A expectativa é muito positiva para o Plano Safra. Afinal, o agronegócio deu importante contribuição para o PIB (Produto Interno Bruto) e para o desenvolvimento do Brasil. E, consequentemente, na nossa região, o agronegócio a cada ano cresce mais”.
Diretor executivo da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Vanderlei Oliveira, ao "Agro & Negócios", da Rádio 101 FM de Prudente.
NUTRIÇÃO ANIMAL
Dieta de confinamento
também precisa proteger
o fígado dos bovinos
Campanha de Confinamento 2021 da Trouw Nutrition coloca sistema hepático em destaque para alavancar média diária de ganho de peso
“A genética vem evoluindo rapidamente. Os animais de hoje são bem diferentes do que há dez anos. A conversão alimentar e a alta produtividade são os carros-chefes dessa transformação. Juntamente com essa mudança, as dietas e os sistemas de produção intensiva se adaptaram para proporcionar não só ganho de peso e consequente desempenho superior, mas também maior retorno econômico e eficiência”, relata João Benatti, gerente de produto para Ruminantes da Trouw Nutrition.
Ao falar dessa evolução, João Benatti destaca que por muito tempo o foco das dietas estava em solucionar um grande problema do confinamento: a acidose ruminal. Anos de pesquisa a campo foram necessárias para o desenvolvimento de estratégias alimentares e manejos eficazes para superar esse obstáculo, mas ele alerta: “existem muitas outras atividades metabólicas acontecendo além do rúmen, assim como outros desafios no confinamento. Os pecuaristas que conseguirem driblá-los estarão à frente no mercado”.
A Campanha de Confinamento 2021 da Trouw Nutrition – responsável pela suplementação de mais de 10% do rebanho bovino confinado no país – tem como foco a saúde do fígado dos animais, que muitas vezes entram no confinamento sem nunca ter recebido suplementação com concentrados, o que acarreta sobrecarga hepática. “A maior exigência do fígado resulta em redução de consumo e, por consequência, baixo ganho de peso, o que compromete o sistema de produção”, assinala Benatti.
Segundo o especialista da Trouw Nutrition, a solução é aumentar a velocidade de reação do fígado, incorporando aditivos na ração que desempenham esse papel. “É aqui que entra o nosso know-how em confinamento. A Trouw Nutrition oferece duas tecnologias inovadoras, verdadeiras divisoras de água no sistema intensivo: Vivalto e IntelliBond®. O primeiro é um complexo de vitaminas B protegidas da degradação ruminal, que atua como co-fator enzimático, ativando e otimizando a ação das enzimas que participam do metabolismo hepático e de nutrientes, como glicose, aminoácidos e lipídeos, auxiliando no aumento do desempenho produtivo. IntelliBond® é uma solução exclusiva, fonte de hidroximinerais de maior disponibilidade, estáveis e que não causam oxidação da gordura e vitaminas lipossolúveis e sem prejuízos para a atividade das bactérias ruminais”.
Para a Campanha de Confinamento 2021, que vai até agosto, a novidade é BellPeso Vivaz Avance, núcleo mineral para dietas de terminação enriquecido com monensina, tamponantes, vitaminas e, claro, a tecnologia de Vivalto e IntelliBond®. A solução garante ganho de carcaça, melhor eficiência alimentar e performance. “Os números mostram que o uso dessa tecnologia aumenta a expressão de proteínas relacionadas ao metabolismo energético e também a capacidade antioxidante do fígado”, explica João Benatti, apresentando como comprovação científica estudo realizado na Unesp-Jaboticabal e Universidade Federal de Viçosa, de forma inédita.
Em dois experimentos, um a campo e outro na Unesp/Jaboticabal, comparando um grupo de bovinos com dieta controle (uso de núcleo mineral comum) e um grupo suplementado com Vivalto e IntelliBond®. O resultado revelou que os animais deste último grupo aumentaram o ganho em carcaça em mais de 5 kg e 11kg, respectivamente, com cerca de 90 dias de confinamento, quando comparados ao grupo controle.
“O fornecimento de BellPeso Vivaz Avance é o caminho eficiente para garantir não só ganho de peso superior, mas também suportar os processos que não são visíveis, que acontecem em nível de tecido animal. Olhar com atenção para o fígado dos animais confinados é novo e pouco explorado, mas o resultado já é comprovado, com a aumento no ganho de carcaça durante a fase de confinamento”, constata João Benatti. (Da Texto Comunicação Corporativa)